Covid-19: Vitória da Conquista e Jequié publicam decretos que determinam uso obrigatório de máscaras fora de casa.

24/04/2020

Os municípios de Vitória da Conquista e Jequié aderiram ao uso obrigatórios de máscaras como medida de redução da propagação do coronavírus.

Em Jequié, o decreto publicado nesta segunda-feira (20) prevê que todas as pessoas “que tenham a real necessidade de sair de casa” devem utilizar máscaras.

“A obrigatoriedade de uso de máscaras nas vias públicas e estabelecimentos privados não se sujeita a prazo de vigência, estando válida por tempo indeterminado até que ato próprio a revogue”, diz o texto.

No decreto, a prefeitura de Jequié também prorroga as medidas restritivas para o funcionamento do comércio no município até o dia 27 deste mês.

Em caso de descumprimento das medidas, entre elas o uso de máscaras, a prefeitura poderá aplicar uma multa que varia de R$ 100 a R$ 50 mil. A penalidade poderá ser convertida em advertência.

Em Vitória da Conquista, a determinação do uso de máscaras passa a valer a partir da próxima quinta-feira (23). Clientes de bancos, lotéricas e lojas só terão acesso ao estabelecimento com o uso do equipamento de segurança individual, assim como usuários do sistema de transporte coletivo ou de táxis e carros por aplicativo.

O decreto também prorroga as medidas restritivas do comércio no município até o próximo dia 27. Por estarem relacionadas ao setor de saúde, as óticas vão poder abrir as portas. Os escritórios e demais locais de prestação de serviços individualizados, a exemplo de serviços contábeis e advocatícios, poderão funcionar mediante agendamento prévio.

“Os fiscais do município deverão advertir a todos os cidadãos que estiverem na rua sem a máscara da eficácia dessa medida para reduzir os índices de disseminação da doença, bem como dos riscos à saúde própria e de toda coletividade derivada da não utilização desse equipamento de proteção individual”, pontua o decreto.

Até a amanhã desta segunda-feira (20), o a Bahia havia registrado mais de 1.240 casos confirmados da doença, com 45 mortes em decorrência da doença.

 

Fonte: G1 Bahia