Largo participa do II Fórum CBPM de Mineração & Sustentabilidade
19/12/2024
A mineração da Bahia e a Largo Vanádio Maracás foram destaque no II Fórum CBPM Mineração & Sustentabilidade, realizado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) nesta terça-feira (17), em Salvador. O encontro reuniu políticos, empresários e gestores para debater a atividade mineral no estado.
Durante o painel "ESG e boas práticas na mineração", o Diretor de Operações (COO) da Largo, Célio Pereira, destacou os desafios que o setor mineral enfrenta e o que pode ser feito para melhorar a sustentabilidade das operações, sem perder a competitividade dos produtos no mercado global.
"Alguns processos de produção e as novas tecnologias ainda são desafiadores para as indústrias da mineração nos próximos dez anos, tanto para a possibilidade de substituição, quanto da viabilidade do custo. A engenharia e as tecnologias estão avançadas, mas ainda é fundamental que o Brasil tome uma decisão estratégica para promover a estrutura de capital na mineração e ajudar efetivamente na descarbonização", explica Célio Pereira.
Sustentabilidade - Nos últimos quatro anos, a Largo aumentou em 354% sua pontuação no Corporate Sustainability Assessment (CSA) da S&P Global, alcançando 50/100 em 2023 e entrando no quartil superior da indústria de metais e mineração. O CSA, referência global em sustentabilidade, avalia dimensões ambientais, sociais e de governança (ESG) e contribui para o Dow Jones Sustainability Index (DJSI). Outro progresso notável foi o aumento da pontuação em 48% na avaliação da Ecovadis, que oferece uma análise independente das operações da empresa em áreas como gestão ambiental, direitos trabalhistas, ética e sustentabilidade na cadeia de suprimentos.
Desde 2023, quando alcançou uma classificação "C" no Carbon Disclosure Project (CDP), a Largo tem sido reconhecida pelo nível de conscientização ambiental compatível com a média da América do Norte. No mesmo ano, a empresa criou um grupo de trabalho focado em descarbonização, buscando reduzir emissões, aumentar a eficiência energética e adotar tecnologias limpas. Além disso, a construção de uma planta de concentração de ilmenita permitiu reduzir os rejeitos em 20%, contribuindo para uma menor pegada de carbono e o avanço rumo à economia de baixo carbono.
Social - Além do empenho em alinhar suas operações com práticas globais de sustentabilidade, a Largo se destaca no aspecto social com iniciativas que promovem inclusão, segurança e desenvolvimento em Maracás e região, como o programa "Mulheres Ativas", cujo negócio de corte e costura, Pindoba, teve seus produtos, feitos a partir do reaproveitamento de tecidos, expostos durante o Fórum.
Bahia dos Minerais - O estado da Bahia é o terceiro maior produtor de minerais do País, com uma rica diversidade de recursos minerais e uma longa história de mineração. Segundo a CBPM, cerca de 2% do total do PIB do estado vem da produção mineral. Em 2021, a produção comercializada alcançou R$9,6 bilhões, com um crescimento de 65% em relação ao ano anterior.
O setor mineral baiano gerou 13.781 empregos em 2021, com um saldo positivo de 1.564 postos de trabalho, de acordo com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral. Investimentos privados em projetos como a mina de níquel em Itagibá e a mina de vanádio em Maracás têm sido cruciais para o crescimento do setor.
Darana