2ª Etapa do Campeonato Baiano de Downhill 2013 em Jequié.
13/08/2013
Após quatro meses da primeira etapa, o circo do downhill baiano estacionou em Jequié para a segunda etapa em 2013. A Cidade Sol recebeu 50 pilotos de várias cidades que chegaram na cidade com uma sensação diferente, chuva!? Esta, era a previsão para o final de semana da competição promovido pela Aro 10 Extreme.
Na sexta-feira os treinos foram debaixo do lindo e famoso sol jequieense, a pista muito solta e com bastante poeira, e claro, muito calor. O local foi o mesmo de outras etapas na cidade, porém, uma pista totalmente nova na face norte do Morro do Algarobas.
Vários pilotos já "destruiam" a pista na sexta, buscando acertar as linhas e diminuir cada centésimo que fosse possível para tentar vencer e pontuar rumo ao título baiano de 2013. Mas, o downhill é cruel, alguns pilotos já se machucaram e ficaram de fora da disputa, um salve para o piloto local Luan Bastos, um dos favoritos na pista, no entanto, devido a uma queda levou um corte na coxa e ficou de fora.
Qualify
Os treinos no sábado pela manhã começaram não muito interessante para os pilotos, a temida chuva chegou. Uma garoa não tão fraca molhou a pista que ficou escorregadia e com muita lama grudando nas bicicletas.
A tarde rolou o qualify, a pista mais seca e sem chuva até o primeiro piloto da elite. Tudo mudou, pista molhada e lisa, tudo vale para dificultar para a elite! O piloto Alex Calazans de Eunápolis (Campeão da Liga Sul Baiana de DH) fez o melhor tempo do dia, 00:54.61, Roberto Andrade de Jequié em segundo com 00:55:07 e Luciano Bastos (Campeão Baiano) de Jequié em terceiro com 00:57:28.
Na rígida um garoto que vem se destacando no cenário desde o ano passado, mostrou que chegou para brigar pelo título e já comandou o qualify, Ericles Nery de Piritiba venceu o qualify seguido de Sérgio Luiz (Rambo) de Jequié e Mateus Almeida também local.
Final
Todos os pilotos e a organização acordaram na expectativa, chuva ou não? Ainda cedo o dia nublado deixou os pilotos apreensivos. Começa a final e o sol aparece ainda tímido, mas, com a pista seca a festa foi garantida e o público pode assistir com muita energia e vibração os pilotos em ação, especialmente nos gaps da reta final.
Alex Calazans dominou, fez o melhor do qualify e agitou na final mandando 00:53.00 cravados. Em segundo ficou Luíz Pereira de Caitité com 00:55.47, piloto venceu a primeira etapa e está liderando o ranking. Em terceiro Luciano Bastos com 00:55.70.
Outros pilotos favoritos ao título tiveram sua corrida travada no grande gap da reta final, talvez o medo de zerar o gap fez com que muitos pilotos diminuissem a velocidade e entrassem de cara na recepção. Várias quedas tiraram os pilotos da disputa.
Na rígida, Ericles Nery estava imbatível, depois da queda de Sérgio Luiz que estava em segundo no qualify, Ericles andou muito e sem ameça para vencer com 0:54:69. Em segundo ficou Mateus Alemeida (Vitamina) de Jequié com 00:56:00 e terceiro Williander Paiva de Eunápolis com 00:57:22.
O evento foi promovido pela Loja Aro 10 Extreme, com supervisão da Federação Baiana de Downhill e apoio da Lapiso, JR Fitness, Agencia Card.
Para conferir mais fotos acesse aqui
Fonte: Pedal.com / Foto: Péricles Maia.