Vice Reitor da Uesb, Ruy Macedo, fala sobre a criação da Unerc.
27/01/2010
JN: Já houve uma grande mobilização em Jequié por parte de empresários, políticos, ONG´s, da população e mídia em geral para a criação da Unerc (Universidade Estadual Rio das Contas). Observando pelo prisma da Uesb, como o Senhor analisa os pontos positivos e negativos dessa possível criação?
Pontos Positivos:
Maior agilidade no andamento de tomadas de decisões em relação a projetos de pesquisa, extensão, graduação, pós-graduação etc.
Desenvolvimento nas áreas de Humanas e Engenharias, que estão alocadas principalmente em Vitória da Conquista e Itapetinga: Cursos de Direito, Ciências Contábeis, Economia, Administração, Geografia e História; Engenharias Civil, Mecânica, Ambiental etc;
Melhoria da Comunicação, evitando muitas viagens para Conquista, Itapetinga para reuniões de comitês, câmaras, comissões, diminuindo gastos excessivos, viagens perigosas etc.
O Setor editorial (Edições Uesb) congestionado para publicação dos três campi;
Resolução de problemas na aquisição de materiais de consumo, permanentes, livros, equipamentos de laboratório, móveis, todos realizados em Vitória da Conquista, por imposição do Tribunal de Contas do Estado.
Melhoria na resolução de problemas administrativos, como: Contratação, substituição de RH.
Pontos Negativos:
Definição do Governo do Estado, de Orçamento necessário para o bom andamento da Universidade;
Definição de um quadro de pessoal (Professores e técnicos), necessário para o bom andamento;
Exigência de muito trabalho e compromisso para alcançar status atual de qualidade e reconhecimento, trabalho que já foi realizado pela equipe de profissionais do campus de Jequié.
Dificuldades no processo de transição de uma Universidade para outra, recém criada, inerentes às mudanças.
Obs.: Note-se que os problemas propostos para resolução já ocorrem por diversas administrações
ESTRUTURA DA UNERC
A Uesb funciona nos três campi: Vitória da Conquista, Jequié e Itapetinga, sendo que administração Central está situada em Vitória da Conquista, onde todas as decisões são tomadas nos Conselhos Superiores. Com a criação da Universidade de Jequié, todas as instalações físicas, corpo docente e técnico da Uesb, no Campus de Jequié, passa para pertencer a nova Universidade. A Reitoria, Pró-Reitorias, Conselhos Superiores e conseqüentemente tomadas de decisão ficarão e ocorrerão em Jequié, com grande autonomia. Haverá apenas uma Universidade Estadual.
Devera haver, durante um período, processos de transferência da Uesb para nova Universidade. Os alunos matriculados até o momento deverão ser diplomados pela Uesb, enquanto os alunos que serão aprovados após a criação da nova Universidade, deverão ser diplomados por ela.