Veja como foi o debate com candidatos à Prefeitura de Jequié

04/09/2024

Alexandre da Saúde (PSD) e Zé Cocá (PP), candidatos à Prefeitura de Jequié, debateram nesta quarta-feira (4) em encontro realizado pela Central de Eleições da Rede Bahia. O debate teve uma hora e meia de duração com transmissão, ao vivo, no iBahia, g1 Bahia e plataformas digitais da Bahia FM.

Emprego e renda, saúde, segurança pública, infraestrutura e educação foram alguns dos temas abordados pelos postulantes. Clique e assista aqui.

O debate teve quatro blocos e contou com mediação do jornalista Judson Almeida (TV Sudoeste). No primeiro momento, os candidatos responderam a perguntas de jornalistas da Central de Eleições da Rede Bahia: Alan Oliveira (iBahia) e Gabriela Braga (Bahia FM). O candidato sorteado para responder escolheu outro candidato para comentar. No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas entre si com temas livres. Já no terceiro bloco, eles fizeram perguntas entre si com temas sorteados. No quarto e último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.

Participaram os postulantes de partidos que tenham representação mínima no Congresso Nacional — cinco políticos eleitos na Câmara dos Deputados.

Confira as considerações finais de Alexandre da Saúde (PSD)

"Em toda a minha vida pública, eu sempre acreditei que o maior patrimônio de uma cidade é seu povo. Então, por isso, o maior patrimônio de Jequié precisa ser a nossa população. Precisamos de um gestor que seja mais humano, que tenha um olhar mais humano para o nosso povo. Precisamos de um administrador. Um prefeito que goste de cuidar de gente pra cuidar do nosso povo. Não adianta focarmos apenas em melhorias em infraestrutura e a nossa população ser deixada de lado, esquecida. Precisamos de um prefeito que ofereça, que oferte, um bom atendimento de saúde para toda a população de Jequié, que está sofrendo. Uma educação de qualidade, que respeite os nossos professores, assim como todos outros servidores do município. Precisamos de geração de empregos para os nossos jovens. E acabar e reajustar essa questão dessa carga tributária altíssima sobre o povo de Jequié. A população de Jequié não aguenta mais pagar impostos. E é por isso que eu peço o seu apoio. Eu tenho certeza que vamos fazer juntos uma Jequié mais justa, mais honesta, que cuide do povo, porque o candidato aqui não gosta de cuidar do povo. E que não explore com tanto arrocho, com tanta cobrança de impostos, a nossa população de Jequié. Eu queria fazer uma indicação: que no próximo debate, Judson, seja também integrado um detector de mentiras. Porque acho que o candidato aqui está mentindo demais. Tá falando muita besteira, que depois não vai conseguir provar. E é isso. Conto com seu apoio. No dia 6 de outubro, vote 55. Pra gente fazer uma Jequié melhor. Junto com o nosso presidente Lula, nosso governador Jerônimo, e nosso deputado Antônio Brito, que o candidato aqui tanto ama."

Confira as considerações finais de Zé Cocá (PP)

"Passando aqui pra agradecer a todos que estão nos assistindo nesse momento. Agradecer a você, Judson, à TV Sudoeste, a todos. Esse grande debate é muito muito importante. E dizer ao candidato que a minha intenção... eu amo Jequié. E eu quero que os parlamentares, os políticos, que aqui se colocaram, que foram bem votados, que coloquem recursos, candidato, em Jequié. Quando cobro ao seu deputado aqui, é porque isso não acontece. Quem te viu aqui, infelizmente, quando a gente fala em detector de mentiras, é um candidato que precisava de fato debater a política pública de Jequié de forma coesa e responsável. Eu fiz uma pergunta: se havia transparência na casa, não existiu essa resposta. Só disse que esperava uma lista. Por que não mostrar essa lista pro povo de Jequié? Pra gente entender se existe funcionário fantasma ou não. A gente vê um candidato que não conhece as contas públicas, que não tem noção do que pode ser feito em Jequié. Fiz uma pergunta simples: como é que ele ia equalizar as contas para a máquina pública rodar de forma ordeira e organizada. E isso não respondeu. Mas o que nós fizemos, candidato, foi uma verdadeira transformação naquela cidade. Nós tiramos Jequié... eu dizia na minha campanha, que Jequié precisava ter crédito, e que nós elevamos isso. A gente ouve nas ruas as pessoas dizendo que Jequié é hoje outra cidade. Era uma cidade, quando nós entramos, que tinha 6 mil CNPJs e hoje tem 13 mil. Era uma cidade, quando nós entramos, que tinha 44% pavimentada. Hoje nós estamos chegando a 90%, candidato. O senhor mora num bairro nobre e não sabe o que é uma pessoa não conseguir chegar na porta da sua casa. Era uma cidade que as escolas eram todas em estado precário. Nós retomamos quase 40. Hoje nós temos 21 unidades escolares, escolas em tempo integral. Quando nós entramos, eram menos de dez, candidato. Nós transformamos Jequié numa cidade boa pra se viver. Numa cidade que atrai novos investimentos. É a 5ª que mais gera emprego na Bahia. Uma cidade diferenciada. Uma cidade que agora foi uma das cidades que mais cresceram no desenvolvimento, no índice humano, e tantas outras ações. Então Jequié, graças a Deus, é outra cidade, que juntos transformamos. Por isso eu peço a você: dia 6 de outubro vote 11 pra gente continuar transformando Jequié numa cidade que ela é excelente. É a melhor cidade para se viver na Bahia. Que Deus nos abençoe."

O ciclo de debates da Central de Eleições da Rede Bahia inclui os candidatos à prefeitura da segunda cidade mais populosa das regiões onde a Rede Bahia tem atuação. Serão seis debates até a próxima segunda-feira (9).

iBahia transmite debates com candidatos às prefeituras da Bahia

A Central de Eleições da Rede Bahia realiza 14 debates no primeiro turno das eleições municipais e o iBahia transmite todos eles no YouTube, entre 9h30 e 11h. Os confrontos de ideias ocorrem entre 2 e 9 de setembro.

As cidades escolhidas foram:

  • Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador;
  • Alagoinhas, região de Feira de Santana, área de cobertura da TV Subaé;
  • Jequié, na área de cobertura da TV Sudoeste;
  • Ilhéus, no sul da Bahia, área de cobertura da TV Santa Cruz;
  • Paulo Afonso, no norte da Bahia, área de cobertura da TV São Francisco;
  • Luís Eduardo Magalhães, na área de cobertura da TV Oeste.

Participam os postulantes de partidos que tenham representação mínima no Congresso Nacional — cinco políticos eleitos na Câmara dos Deputados.

iBahia