Teatro Municipal de Jequié é o grande enigma da gestão Zé Cocá
05/10/2023
Como as infinitas queixas da classe artística de Jequié, relacionadas a falta de assistência e de projetos voltados para a cultura local, motivos suficientes para mudar a direção das ações da Secretaria Municipal de Cultura, eis que desde 2022, um dos maiores patrimônios públicos da cidade, o Teatro Municipal, está relegado ao maltrato e ao esquecimento.
Com pompas de grandes feitos administrativos, no dia 1º de fevereiro de 2022, o prefeito de Jequié, Zé Cocá, assinou a ordem de serviço para a reforma completa do Teatro Municipal de Jequié.
Na ocasião, disse o prefeito:
A assinatura da ordem de serviço é a realização de um sonho e valoriza estes dois equipamentos públicos importantes para a história de Jequié, que necessitam de intervenções em suas estruturas. Estamos atendendo a uma solicitação dos trabalhadores da cultura, e um anseio da comunidade, que sempre cobrou um olhar para estes espaços culturais importantes para o município. A cultura é um importante setor, que gera emprego, gera renda, e aliada a educação, transforma a vida das pessoas. A nossa gestão vai fazer com que estes passos se tornem produtivos, executando diversos projetos culturais para a nossa comunidade. Estes espaços são patrimônios culturais de Jequié, patrimônios dos nossos filhos, e das próximas gerações.", destacou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
(recorte do pronunciamento do prefeito no site oficial da prefeitura)
Entretanto, até os dias de hoje, o Teatro Municipal de Jequié, não foi entregue à população. Podemos dizer que o prédio está com obras paralisadas ou abandonadas, já que nem a prefeitura, nem a secretaria de infraestrutura e tão pouco a secretaria de cultura, nada dizem sobre esse imbróglio administrativo.
A obra de reforma no valor de mais de R$ 200 mil reais foi iniciada em 31/01/2022 e com data para finalizar em 31/05/2022, tendo a empresa Toledo Engenharia Eirelli como responsável por ter sido a vencedora do certame público. Além desse valor, houve aditamento de valor solicitado pelo Secretário de Cultura e Turismo de Jequié
Fonte: Diário Oficial do Municipio de Jequié
Passado mais de um mês da data marcada para entrega da obra, em junho de 2022, a prefeitura de Jequié chegou a notificar a empresa Toledo Engenharia Eirelli por ter executado somente 35% da obra contratada. Não há publicação oficial sobre a entrega final da obra e inauguração do Teatro Municipal de Jequié. Daí para a frente nada mais se sabe, inclusive a data exata para a entrega à comunidade de Jequié, do reformado Teatro Municipal.
Esse cenário de abandono e descaso, motivou a vereadora Moana Meira (PSD) a utilizar a Tribuna da Câmara de Vereadores para protestar contra o desleixo da prefeitura local, que se sentiu indignada ao tentar visitar o prédio público e encontrar de portas fechadas, sem qualquer pessoa responsável que pudesse prestar esclarecimentos sobre as obras e o destino que se pretende dar ao Teatro Municipal.
Rumores
Nas redes sociais, vários internautas já anunciaram a possibilidade de que o Teatro Municipal de Jequié, poderá ir a Leilão Público, como aconteceu com o prédio da Biblioteca Municipal, considerado inservível pelos vereadores que emitiram o parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, e que fundamentou a decisão dos demais vereadores da casa, que aprovaram a desafetação do prédio público e que foi posteriormente vendido.
FONTE/CRÉDITOS: Tv Jequié