Segurança Pública: Maj. Silvério de A. Neto aconselha população para o período carnavalesco.
09/02/2013
JN: Com a chegada do carnaval muitas pessoas acabam viajando para aproveitar o feriadão. Como aconselhá-las de modo que deixem os seus imóveis um pouco mais seguros do alvo de delinquentes?
Maj. Silvério: Neste período faz com que o índice de arrombamentos cresça bastante. Algumas pessoas na intenção de ludibriar a ação desses delinquentes têm hábitos que acreditam que serem eficazes, mas na verdade chama ainda mais a atenção desses elementos; como deixar luzes acesas, as quais não são apagadas pela manhã (não deixando uma pessoa responsável para sempre estar verificando a residência), facilitando muito a identificação de imóveis que estão vazios.
JN: Com a grande festa carnavalesca que acontece em Salvador, geralmente muitos policiais se deslocam para a capital baiana. Será realizada alguma programação especial de segurança para Jequié nesse período?
Maj. Silvério: A Polícia Militar da Bahia é reconhecida mundialmente em razão da segurança oferecida na maior festa de rua do planeta, para tanto é necessário um número expressivo de policiais para garantir essa segurança, os quais são remanejados de outras localidades como Jequié. Mas, tudo dentro de planejamento para que população local não sofra com o remanejamento desses policiais e para que o policiamento ordinário continue acontecendo a contento.
JN: Possuindo alguma suspeita de invasão da residência, como o cidadão deve agir no momento?
Maj. Silvério: Acionar o 190 e aguardar o policiamento para que entre no imóvel com segurança. Caso se verifique o arrombamento, dirigir-se a delegacia e registrar a queixa.
JN: Para que tudo caminhe da melhor forma possível, como o senhor poderá aconselhar as pessoas que ficarão na cidade e de certa forma irão fazer a sua própria festa em Jequié?
Maj. Silvério: O carnaval, por si só, é uma festa de excessos. Quando pessoas ingerem grande quantidade de bebidas alcoólicas que as deixam com o comportamento alterado, seria interessante que estas tivessem um pouco mais comedimento na ingestão das bebidas, mesmo porque o índice de acidentes de transito em Jequié é altíssimo e com bebida alcoólica a tendência dessa estatística é aumentar.