Secretário Interino de Cultura falou sobre a festa em reunião promovida pela CDL e ACIJ.
16/05/2012
O São João de Jequié foi um dos temas abordados na reunião conjunta da CDL e da Associação Comercial e Industrial na noite desta terça-feira (15/05/12). O secretário interino de Cultura e Turismo, Irailton Santos, acompanhado do diretor de Turismo, Ricardo Ferreira, do secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social, Mário Alves Filho e do assessor de imprensa da Prefeitura, Souza Andrade, apresentou a programação dos festejos e falou das providências já adotadas para garantir o sucesso do evento, que este será em homenagem ao cantor e compositor Luiz Gonzaga, ícone da música nordestina.
Irailton Santos agradeceu as diretorias das duas entidades, em especial ao presidente da CDL, Márcio Roberto, que fez a abertura da reunião, pela oportunidade de ampliar as discussões em torno do São João de Jequié, que no ano passado foi reconhecido como o Melhor Festejo Junino pelas atrações (valorização e fortalecimento da cultura), organização e hospitalidade dos jequieenses. “A Prefeitura tem feito um grande esforço para a realização desse empreendimento, que é importante para a cultura e para a economia do Município. Nesse período, são criados aproximadamente 13 mil empregos, e a arrecadação sobe de maneira significativa”, destacou.
O presidente da CDL, Márcio Roberto, informou que a classe lojista aguarda os festejos juninos de Jequié com muita expectativa, pois o mês de junho é um dos principais períodos de venda. “Temos duas datas muito importantes para o comércio; o fim de ano e o São João”, completou. O representante da Prefeitura afirmou que já nos próximos dias a cidade estará em clima de festa com o início da decoração das ruas do centro comercial. Segundo Irailton Santos, enquanto parte da população tem o São João como uma festa, a Prefeitura trabalha para criar boas oportunidades para a economia.
Todos os segmentos produtivos ganham com um empreendimento desses. O comércio, a indústria e a prestação de serviços faturam com o São João. A rede hoteleira, por exemplo, consegue ocupar 100% dos seus 1300 leitos, sem falar do taxista, mototaxista, empresas de ônibus, barraqueiros, donos de bares, restaurantes, lanchonetes, lojistas, setor supermercadista, artistas, etc.
Por orientação do prefeito Luiz Amaral a Prefeitura de Jequié promoveu a redução de investimentos este ano, mas o secretário interino da Cultura, Irailton Santos, garante que os cortes, embora significativos, não vão comprometer o brilho dos festejos. “Vamos fazer um São João com os pés no chão, porém, com o mesmo brilho dos anos anteriores”, concluiu.
Os festejos juninos começam no dia 1º com a Festa do Padroeiro, organizada pela Igreja Matriz Santo Antônio, que vai até 13 de junho. No dia seguinte, terá início da Vila Junina (Praça Ruy Barbosa), com quadrilhas e outras brincadeiras; e de 22 a 24 o São João da Praça da Bandeira com Elba Ramalho, Cavaleiros do Forró, Flávio José, Targino Gondim, Cangaia e outras atrações.
Os forrós alternativos (Margarida, Namoral, Budega e Amigos do Dan) também contrataram grandes nomes da nossa música como Ivete Sangalo, Mastruz do Leite e Edgar Mão Branca.
Fonte: Souza Andrade (Assessoria de Imprensa da PMJ)
www.jequie.ba.gov.br
E-mail: [email protected]