Redução dos casos da doença na Bahia.
23/08/2011
Com a proximidade do verão, período de maior procriação do mosquito da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde do Município fortalece suas campanhas a fim de alertar a comunidade a se precaver da incidência de casos da doença.
Neste último dia 17, houve uma reunião na Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) em Salvador, onde a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SESAB (Secretaria de Saúde do Estado da Bahia), Jesuína Castro, apresentou a situação epidemiológica da dengue. Segundo ela, até o dia 30 de julho de 2011 foram notificados 43.309 casos de dengue no estado, no mesmo período de 2010, a vigilância epidemiológica registrou 50.890 casos, correspondendo a uma redução de 14,9% nas ocorrências de dengue na Bahia. Um fato para ser comemorado, porém não deve relaxar a cautela e os cuidados. Pois a situação continua crítica em alguns estados do Nordeste.
Já o boletim da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA-CE), divulgado nesta terça (23), não traz as mesmas boas novas. Em análise comparativa mostra que a incidência de casos graves em relação aos casos clássicos de dengue tem aumentado significativamente. Em 2001, a relação era de um caso grave para 383 da manifestação clássica da dengue. Já em 2011, a relação já é de uma incidência grave para 80 clássicas.
Como providências de prevenção e orientação nos cuidados com a dengue, a Secretaria de Saúde de Jequié realizou nesta terça uma reunião na Associação de Moradores do bairro do Cansanção. Mais atividades serão realizadas nos próximos dias.
Emily Moy