Realizada primeira reunião preparatória para os festejos.
10/01/2010
Foi realizada nesta quinta-feira (7), a primeira reunião de planejamento do São João de Jequié. O evento, promovido pelas Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Relações Institucionais e Comunicação Social, contou com a participação de secretários e diretores municipais, de representantes dos forrós alternativos, do mercado publicitário, entre outros. O secretário de Cultura e Turismo, Bené Sena, informou que em 2010 Jequié vai homenagear o cantor e compositor Dominguinhos, um dos nomes mais importantes da música nordestina. No ano passado, o homenageado foi o ritmista Jackson do Pandeiro.
O São João de Jequié será realizado de 23 a 26 de junho, com a apresentação de importantes atrações na Praça da Bandeira. Mas os festejos vão começar mais cedo com a Vila Junina, que será realizada na Praça Ruy Barbosa, a partir do dia 14 de junho, logo após o Trezenário de Santo Antônio. Durante a reunião, foi anunciado o calendário dos Forrós Alternativos. Namoral será no dia 24; Margarida no dia 26; e Budega ainda vai definir entre os dias 23 e 25.
O secretário Bené Sena propôs aos diretores dos forrós alternativos que seja trabalhado o tema da festa, definido pela Prefeitura, e informou que já vem sendo feito contato com as atrações principais que vão se apresentar na Praça da Bandeira. O secretário de Relações Institucionais e Comunicação Social, Mário Alves Filho, por sua vez, avisou que a proposta de antecipar a divulgação do São João de Jequié durante o Carnaval de Salvador vem sendo estudada, inclusive a logomarca do evento já está pronta.
Foi debatida, ainda, a necessidade de envolver os mais diversos segmentos organizados da sociedade para garantir o fortalecimento da festa, que é considerada uma das mais importantes do calendário do interior da Bahia. Atendendo proposta apresentada pelos representantes dos forrós alternativos (Sérgio, Dickson e Tita), ficou acertado que serão realizadas reuniões periódicas para discutir a organização da festa. O próximo encontro será no dia 14 deste mês.
CUNHO CULTURAL
De acordo com Bené Sena, a proposta é fazer um São João mais forte possível e manter o objetivo da atual administração municipal de transformar a festa em um evento de cunho cultural. Lembrou que o São João movimenta a economia, gera muitos empregos, divulga o Município, mas fez questão de destacar a festa como um acontecimento cultural dos mais significativos.
Outra proposta interessante diz respeito ao envolvimento da educação. A ideia é levar para a sala de aula informações sobre os festejos juninos para que as crianças saibam as razões das fogueiras, comidas e bebidas típicas, quadrilhas, ornamentações, entre outras atividades características da época. Também será promovido Concurso de Quadrilha na cidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ