Profª. Dra. Lenira Coelho fala sobre a estrutura do curso de Medicina (Uesb) de Jequié.
29/07/2009
Profª. Dra. Lenira Eloina Coelho de Souza, Pró-Reitora de Graduação da UESB, é bióloga na área de Comportamento Animal, residiu por muito tempo em Jequié, e muito contribuído com crescimento do ensino superior nesta cidade. Lecionou no curso de Ciências Biológicas na UESB, Campus de Jequié e participou da última reformulação curricular do curso de Biologia antes da sua transferência à UESB Campus de Vitória da Conquista, onde continua prestando importantes serviços.
JN: Profª. Lenira, nos dê uma visão panorâmica quanto ao curso de medicina em Jequié.
Profª. Lenira: O curso de medicina apresentou o maior número de candidatos inscritos no vestibular, revelando uma concorrência aproximada de 97 concorrentes por vaga.
De modo geral o Campus de Jequié já apresenta as condições mínimas necessárias para o início das atividades letivas; conta com uma biblioteca em boas condições de atendimento, e com previsão para aquisição de títulos na área das ciências básicas e ciências médicas a curto prazo, além de bons laboratórios para atender às matérias práticas de conteúdo nuclear.
Iniciaremos o primeiro semestre do curso com a colaboração dos docentes do Campus que atuam nas áreas de saúde e biológicas, entretanto, já fora aprovado nas instâncias da Universidade um quantitativo de 60 (sessenta) vagas para docentes, visando atender às demandas deste curso. Sabemos dos imensos desafios para alcançarmos as condições ideais ao funcionamento do curso, mas, de acordo com planejamento apresentado ao governo do estado, a partir de 2010 já possuiremos boa parte da infra-estrutura necessária.
JN: Qual a proposta pedagógica do curso em nossa cidade?
Profª. Lenira: O curso de medicina tem uma proposta inovadora e articulada com diretrizes pautadas em ideais humanísticos, que busca formar profissionais capazes de intervir no âmbito da saúde e da sociedade, a partir de uma visão crítica da realidade. Nessa perspectiva, prevê-se a flexibilização curricular, a interdisciplinaridade e o emprego de metodologias ativas para que o aluno possa obter as competências e habilidades específicas do curso.
O conjunto de ações pedagógicas previstas para o curso de medicina em Jequié deverá promover uma formação generalista, integrada com o sistema de saúde pública e, portanto, dirigida à geração de saúde e bem estar à população mais carente.
JN: A Srª recentemente participou do fórum nacional de pró-reitores. Qual o objetivo deste encontro?
Profª. Lenira: Este fórum tem o objetivo de discutir questões atuais relativas ao ensino de graduação e fazer proposições para dar suporte às novas políticas para a melhoria do ensino. É um fórum já consolidado no país que acontece há mais de vinte anos e que além desse papel já salientado, tem uma grande importância porque estimula e favorece o intercâmbio de práticas pedagógicas desenvolvidas nas IES (Instituições de Ensino Superior). É um momento de convergência e reflexão sobre novos mecanismos e estratégias para fortalecer o ensino de graduação. Neste ano, dois pontos muito relevantes foram discutidos: O vestibular Unificado, o qual foi apresentado como proposta do MEC para democratizar o acesso, estimulando a valorização do Enem para esta seleção; e a evasão, um problema da grande maioria das IES brasileiras, tanto de natureza pública quanto privada, mas carente de análise criteriosa até os dias atuais sobre as suas razões. O curso de licenciatura nas distintas áreas foi também tema de discussão no fórum, que refletiu sobre novos desenhos curriculares para a melhor formação dos egressos das licenciaturas e maior vinculação com as demandas sociais.