Pe. Antonio Tourinho (Tom) fala sobre o grande trabalho realizado na Fazenda da Esperança.
06/05/2011
JN: Muitas pessoas ainda não conhecem o trabalho desenvolvido na Fazenda da Esperança. Fale para nossos internautas um pouco desta instituição.
Pe. Tom: A Fazenda da Esperança é uma instituição Católica, nascida em 1983 e tem como finalidade principal salvar vidas que estão aprisionadas pelos vícios das drogas lícitas e ilícitas.
JN: Como surgiu a idéia de fazer um trabalho como este?
Pe. Tom: Essa realidade nasceu da iniciativa de Nelson Giovanelli Rosendo de colocar em prática a Palavra de Deus, ao se aproximar de uma esquina perto de sua casa, em Guaratinguetá – São Paulo, onde jovens traficavam e usavam drogas. Incentivado por Frei Hans Stapel a viver o Evangelho, Nelson aprofundou seu relacionamento com esses jovens e foi surpreendido pelo pedido de ajuda de um deles, que desejava acabar com o sofrimento de sua família. Da experiência dos quase trinta anos de história surgiram mais de setenta unidades da Fazenda da Esperança no Brasil e em vários países do mundo. A Diocese de Jequié tem o privilégio de sediar duas Fazendas da Esperança (um centro masculino e um centro feminino).
JN: Hoje em dia, qual o principal problema tratado na Fazenda?
Pe. Tom: São acolhidos dependentes de drogas, de álcool e de tantos outros tipos de vícios, com idade de 15 anos a cima.
JN: De que forma a instituição se mantém econômica/financeiramente?
Pe. Tom: Antes de tudo, temos de reconhecer, com gratidão, que as Fazendas da Esperança são fruto da Divina Providência, como diz a Palavra de Deus que nos motiva a cada dia: “Buscai em primeiro lugar o Reino dos céus, e tudo vos será dado em acréscimo” (MT 6,33).
Essa confiança em Deus não dispensa do trabalho e do esforço de cada pessoa para se sustentar na Fazenda. Todos devem trabalhar e produzir. Só assim as Fazendas conseguem manter as despesas do dia a dia. A renda gerada pelos produtos confeccionados pelos jovens, cuja venda na sociedade é assumida por suas famílias, possibilita manter em parte as despesas de toda a comunidade. Precisamos contar também com os corações generosos dos amigos solidários que nos socorrem através de doações.
JN: Aqui o senhor poderá abrir o coração e falar sobre a Fazenda e de tudo que a envolve.
Pe. Tom: Somos uma comunidade terapêutica alternativa, Católica, mas aberta a todos independente dos credos que professam. Nosso método de recuperação é simples e eficaz, consiste num tripé: TRABALHO, ESPIRITUALIDADE e CONVIVÊNCIA FRATERNA. O (A) candidato (a) a vaga deve dar o primeiro passo, escrevendo uma carta do próprio punho manifestando os motivos de sua vontade de mudar de vida. Respondemos explicando os procedimentos e regras a serem seguidas para se tratar em nossa comunidade.
Nosso endereço: Escritório – Rua Damião Vieira, 12 – 1º andar – sala 101 – centro – Jequié-BA. Fone: (73) 35254640. CEP 45200-330.