Oftalmologia de Jequié recebe homenagem em SP.
04/05/2007
O Dr. Ivonildo Calheira, do Hospital de Olhos Calheira esteve em São Paulo juntamente com a Dra. Maria Aparecida Calheira, quando recebeu, em elegante jantar festivo no Hotel Transamérica, o Prêmio Brasil de Medicina, um destaque nacional para a oftalmologia e para medicina de Jequié.
No jantar participaram 600 pessoas, entre médicos, convidados e autoridades. Médicos de todos os estados brasileiros tiveram reconhecimento pelo trabalho. De cada estado brasileiro estavam presentes de 2 a 12 médicos, o que deu no total 180 médicos de várias especialidades. Esta foi a primeira vez que um médico de Jequié recebeu esta honraria. Já receberam este prêmio nomes nacionalmente conhecidos como Elsimar Coutinho, Ivo Pitanguy e Adib Jatene.
O Prêmio Brasil de Medicina é oferecido a médicos do território nacional que se destacam em suas respectivas áreas de atuação, contribuindo de forma positiva para o desenvolvimento da Medicina e na melhoria da qualidade da saúde nas comunidades onde estão inseridos. Há 17 anos se faz transplante de córnea em Jequié, já tendo realizado mais de 200 transplantes de córnea na cidade. Agora estamos na luta pela implantação oficial pelo estado do Centro de Captação de Órgãos no Hospital Regional Prado Valadares, nos mesmos moldes do que foi implantado em Itabuna. Acredito que isto impulsionará mais ainda o aumento do número de transplantes, pois teremos pessoal de apoio permanente trabalhando pela conscientização da nossa população da necessidade de doação de órgãos, principalmente de córnea, já que este é o único tipo de transplante realizado atualmente na cidade. Nos últimos 3 meses já realizamos 10 transplantes de córnea, um número maior que todo o realizado no ano passado.
Ivonildo Calheira