O restaurante fechou para o almoço. Por Dimas Lélis.
12/01/2009
O título pode lhe parecer muito estranho, com certeza bem incoerente, mas diante da mentalidade de boa parte dos comerciantes jequieenses é a hipótese que mais se encaixa no processo evolutivo das suas administrações. Hoje em Jequié é possível contar facilmente os estabelecimentos comerciais que não fecham no horário de almoço. Diante das evoluções no campo acadêmico; vinda de Faculdades de Administração, palestras e seminários neste contexto, programas educativos em diversos tipos de mídias e tantas outras fontes de aperfeiçoamento profissional, os nossos “administradores” ainda insistem nas suas atuações conservadoras e retrógadas, criando resistências às novas formas de organizar e gerir os negócios.
Não cabe para tantos cidadãos que tem a carga horária de trabalho normalmente de 8 horas, não poder utilizar de grande parte dos serviços comerciais de nossa cidade. Para se ter uma ideia, apresento um exemplo que acontece: Se você trabalha das 08:00 às 18:00h, ainda que tenha duas horas de intervalo para almoçar, provavelmente terá que solicitar ao setor pessoal do seu emprego determinado período vago para ir no comércio ou gastar um dinheiro extra para contratar um despachante para fazê-lo.
Nos casos em que o estabelecimento é muito pequeno, entende-se a situação, mas em outros é preciso fazer apenas um planejamento para a saída e retorno dos funcionários quando forem almoçar. É muito simples!
O texto pode parecer de certa forma “agressivo”, mas na verdade é um desabafo e sem dúvidas uma dica para o desenvolvimento da nossa cidade.