Monitoramento eletrônico de segurança de Jequié será duplicado.
07/07/2010
O número de câmeras do projeto de monitoramento eletrônico de segurança, denominado de “Olhos de Gavião”, será duplicado na cidade de Jequié. Na terça-feira (6), o prefeito Luiz Amaral assinou contrato, junto ao 19º Batalhão da Polícia Militar, disponibilizando, em regime de comodato (cessão de uso e empréstimo), mais oito câmeras, que permitirão à ampliação das áreas de abrangência, com a instalação dos equipamentos em vários pontos da cidade.
Está prevista a instalação das câmeras no Joaquim Romão [Rodoviária]; Avenida Franz Gedeon; Cruzamento da Avenida Ladulfo Caribé com a Avenida César Borges [Marlene Marinho]; Avenida Rio Branco [Mansão Avenida]; Jequiezinho [Cilion]; Centro Comercial Mandacaru; Cruzamento da Franz Gedeon com a Praça da Bandeira [Antiga Comaia] e Alto do Viaduto [Hospital Santa Helena].
Atualmente, funcionam oito câmeras instaladas nas seguintes localidades: Praça Ruy Barbosa, Rua Colombo de Novaes, Praça da Bandeira, Alves Pereira, Mercadão Vicente Grilo, Praça Correios e no Largo São Francisco [Feirinha do Joaquim Romão].
Para a compra dessas oito câmeras, a Prefeitura de Jequié investiu aproximadamente 40 mil reais. Antes, já havia contribuído com a compra de duas câmeras e com a concessão do espaço para a instalação da Central de Monitoramento, no prédio do Banco do Brasil.
Durante a solenidade de entrega dos novos equipamentos, o prefeito Luiz Amaral garantiu a continuidade da parceria, a fim de ampliar o processo de modernização do sistema de segurança, que atua não somente como inibidor de delitos como ajuda em investigações, já que, além de monitorar, os equipamentos também gravam as imagens.
O vice-prefeito Eduardo Lopes destacou a importância da parceria público-privada para o desenvolvimento do Município. “A diminuição dos delitos verificada pela polícia é resultado da união dos mais diversos segmentos da sociedade. Todos entenderam a importância do projeto para Jequié”, comentou. O Capitão Gondim afirmou que, com o monitoramento eletrônico, Jequié se destaca como um dos poucos municípios da Bahia com um sistema de segurança moderno e eficiente. “As ocorrências no centro da cidade caíram para quase zero”, comemorou.
O presidente do Conselho Comunitário de Jequié, Maurício Cavalcante, e o vereador Joaquim Caíres, também enalteceram a participação da Prefeitura na parceria. “Pouco a pouco a nossa cidade está se modernizando”, declarou Caíres. De acordo com Cavalcante, embora segurança seja uma atribuição constitucional do Estado, a Prefeitura de Jequié tem dado exemplo ao assumir o compromisso de ampliar o projeto.
A solenidade que marcou a assinatura do contrato contou com a participação do prefeito Luiz Amaral, do vice Eduardo Lopes, do capitão Gondim, chefe do serviço de operação do 19º Batalhão da Polícia Militar, do vereador Joaquim Caíres, representando a Câmara Municipal; Maurício Cavalcante, presidente do Conselho Comunitário; além de secretários e diretores municipais; representações da Associação Comercial, CDL, Associação Jequieense de Imprensa, entre outras entidades e convidados, a exemplo do ex-presidente do Conselho Comunitário, Paulo Roberto Pereira, um dos entusiastas do projeto.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ