Mª Lucia R. Anjos, ginecologista, fala sobre assuntos de grande importância para as mulheres.
20/09/2007
JN: Muitas mulheres não fazem preventivo ginecológico; algumas pelo fato do incomodo do exame, outras por descaso. Qual é a real importância deste procedimento? E deve ser realizado de quanto em quanto tempo?
Mª Lucia Anjos: Normalmente as mulheres se queixam, umas por que tem vergonha, outras por que acham que machuca. Porém, atualmente, mesmo com um pouco de dificuldade as mulheres já estão mais atentas e mais descontraídas para fazer o exame.
A importância deste procedimento, o nome já diz: PREVENTIVO DE CANCER GINECOLOGICO, ou seja, com ele, poderá descobri não só os processos inflamatórios, como também lesões precursoras do câncer e o próprio câncer. O ideal e que se faça anualmente o exame, tratar se aparecer algum problema, e mesmo se não acusar nada voltar a repetir sempre todos os anos.
JN: Sabemos que a gravidez na adolescência tornou-se algo natural hoje em dia. Qual a melhor forma de prevenção e quais são os riscos numa situação desta?
Mª Lucia Anjos: A gravidez na adolescência para uns é algo natural. Porém as pessoas que tem filhos, ou que adotam ou que convivem com jovens adolescentes é importante que expliquem sobre a sua sexualidade. Deste o momento em que sejam alfabetizados. Para isto, existem livros educativos que os pais ou responsáveis podem se interar e depois, com o adolescente, ler em conjunto, sem tabus e sem mentiras.
O risco que poderá ocorrer é pela falta de maturidade, não só física, mas psicológica, podendo desenvolver maiores problemas, como: contrai DST’s (doenças sexualmente transmissíveis), ameaça de aborto e parto prematuro. Para evitar o risco desta situação, precisa-se explicar aos jovens através de livros já citados e orientando-os de uma maneira aberta e espontânea.
JN: Existem muitos boatos que determinados anticoncepcionais provocam trombose nas mulheres. O que existe de verdade nesta suposição?
Mª Lucia Anjos: Os anticoncepcionais só produzem trombose em mulheres que já tem varizes ou pré-deposição. Por que o ESTRIOL, uma das substancias que compõe o anticoncepcional, produz nos vasos edema e muita retenção de líquido nos tecidos. Daí, quem já tem varizes, os vasos já estão dilatado, com edema de parede, e com a ingestão deste produto ira produzir mais edema e mais dilatação dos vasos, produzindo conseqüentemente dificuldade de retorno venoso, e o com sangue acumulado nestes locais, poderão desenvolver os TROMBOS.
JN: Levando em conta os casos que a senhora tem conhecimento em nossa cidade, qual o alerta que pode ser mandando para as nossas internautas?
Mª Lucia Anjos: Espero que os jovens e adultos procurem se informar mais da sua sexualidade, para que possam manter a sua relação sexual como ato de amor e prazer, e não apenas como verdadeiros “rabos”; o homem se portando como verdadeiro reprodutor de espermas e a mulher apenas como receptáculo do mesmo. É muito bom, que se repense sobre os valores: espirituais, morais e intelectuais. Por que o Ser Humano é bastante rico dos mesmos.