Luciano Lelis, criador do divertido blog Cadeado Quebrado, fala conosco.
09/01/2012
JN: Fale para os nossos internautas que ainda não conhecem, do que se trata o blog Cadeado Quebrado?
Luciano Lelis: Antes de responder a primeira pergunta queria agradecer o espaço do Jequié Notícias abriu para divulgar o blog. Bom, o Cadeado Quebrado foi criado com o intuito de lançar uma TV web em Jequié, com notícias da região, entrevistas e muito humor. O blog segue em caráter experimental, aguardando o reconhecimento do governo municipal ou de investidores locais que queiram fazer uma parceria com blog e concretizar o projeto, que é a realização de uma TV web local. No Cadeado Quebrado vocês encontrarão muita diversão com a participação de personagens típicos de Jequié, clipes musicais, entrevistas e o registro de viagens pela região. O blog já entrevistou a população sobre a descriminalização da maconha, já denunciou o descaso com as Velas Culturais de Jequié, já viajou exclusivamente para adquirir material de postagem, tudo isto com muito humor, é claro. Viajando com o compromisso de mostrar o lugar por um ponto de vista diferente do convencional, proporciona momentos bem interessantes.
JN: Como você escolhe os participantes dos vídeos, há algum planejamento, um tema proposto ou as coisas se desenrolam naturalmente?
Luciano Lelis: No primeiro ano de realização do blog eu elaborava uma planilha contendo alguns temas que poderiam ser abordados em determinadas datas do ano, isso facilitava na hora das filmagens, mas na verdade, no fundo queria mesmo era mostrar algo bem espontâneo, que eu saísse com a câmera na mão sem roteiro e encontrasse a cena feita, a pessoa certa, o som certo, a história certa. Sendo assim, nos últimos tempos venho abrindo espaço para pessoas excluídas socialmente, pessoas com histórias curiosas e engraçadas, algo que faça esquecer um pouco quanto o mundo anda ruim.
JN: Muitas vezes as gravações evolvem assuntos polêmicos, com personagens exóticos. Você acha que poderá enfrentar críticas sobre o contexto dos vídeos?
Luciano Lelis: Isso é uma questão mais do que normal neste meio, faz parte desse contexto já. Tenho consciência do que filmo e posto no blog, mesmo porque peço autorização antes de filmar e para colocar no ar também, caso for expor a figura ou história de uma pessoa. Críticas sempre virão, algumas pessoas não irão gostar do que faço, é direito delas. É só não acessar o blog. O bom mesmo é incomodar quem está quieto demais. E como em qualquer democracia, deixamos sempre em aberto o espaço do blog para a parte que queria se pronunciar, caso acha alguma insatisfação. Resumindo, pode falar e criticar à vontade, só não espere que eu vá mudar a maneira que conduzo os vídeos.
JN: Cite para nós algum momento ou momentos que você achou bem interessante.
Luciano Lelis: Na verdade todos os vídeos que já foram postados no blog eu acho interessante, mas posso destacar os vídeos que de viagens; fui até Morro de São Paulo, Itacaré, Barra Grande. E por Jequié mesmo, mostrando paraísos escondidos como a Cachoeira do Km 19, Cachoeira do Frisuba, região do Deus Dará e outros lugares. Recentemente estive novamente em Barra Grande, fiz algumas filmagens que logo estará no ar.
O mais acessado no blog é o vídeo intitulado “Português tem a bunda cabeluda”, foi gravado espontaneamente por um cidadão que estava em um bar, aqui mesmo em Jequié. Confira!
JN: Aqui você convidar quem nos lê neste momento para acessar o Cadeado Quebrado.
Luciano Lelis: É só clicar Cadeado Quebrado. Além de convidar quem ainda não conhece o blog, queria deixar alguns contatos para possíveis parcerias. A própria Prefeitura de Jequié através da Diretoria de Cultura, ou comerciantes locais ou da região que estejam interessados em anunciar seus produtos ou serviços de uma forma bem diferenciada, é só entrar em contato. Ainda aproveitando o espaço quero agradecer ao músico Sergio Candombá por ter cedido uma de suas músicas para a vinheta de abertura do Cadeado Quebrado e as pessoas que já colaboram enviando e cedendo vídeos para postar no blog.
Se quiser enviar um vídeo para postar no blog siga esses passos: 1 - Poste seu vídeo no site youtube 2- Copie o endereço de seu vídeo e nos envie para o email abaixo.
CONTATO
Telefone: (73) 3526-0063 / (73)8832-9030
Cadeado Quebrado
Facebook
LUCIANO LELIS (POR ELE MESMO):
Sou um artista plástico autodidata, faço esculturas de argilas (clique para ver), também faço algumas pinturas. Gosto de tocar gaita, lancei um livro Canastra Suja (ano de 2007), com uma linguagem de vanguarda, escrito na 1ª, 2ª e 3ª pessoa, fala um pouco do cotidiano urbano com suas mazelas. Gosto de cerveja e nasci em janeiro de 1975.