Leonardo Santedicola treina forte para o Ironman Fotaleza.
15/10/2016
O triatleta jequieense Leonardo Santedicola Andrade vem realizando uma grande preparação para competir o Ironman Fortaleza, evento que acontecerá na capital cearense no dia 20 de novembro deste ano. A prova é muito competitiva e extremamente desgastante. O jequieense, que participará na categoria de faixa etária 35-39 anos - hoje, considerada depois da categoria elite a mais forte -, terá que percorrer as distâncias de 3,8 km de natação, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida.
Ele que é proprietário e coach da Leo Training Tri (Assessoria Esportiva com foco em desenvolvimento de atletas de alto nível, em Jequié), começou a preparação em maio de 2015, partindo para uma rotina de treinos intensos: 6 dias por semana, com 4 horas diárias de treinamento; e nos finais de semana chegando a quase 8 horas ininterruptas de muito esforço.
Como forma de preparação para Ironman Fortaleza, Leonardo participou de três competições de 70,3 milhas (“Meio Ironman”: 1,9 km de natação, 90 km de ciclismo e 21 km de corrida). No Challenge Maceió, no ano passado, o triatleta jequieense finalizou a competição em 5 horas e 17 minutos, já no Soloman Bahia evoluiu e chegou à marca de 4 horas e 39 minutos. Contribuindo ainda para o trabalho de coach, Leonardo foi acompanhado por dois de seus atletas – Idamara Vieira e Fabian Orrico - na prova do Tritânio Porto Seguro, no ano passado. Como grande resultado, Idamara Vieira foi campeã em sua categoria e a segunda mulher a cruzar a linha de chegada no geral.
Leo – como é conhecido em Jequié – vem conquistando outros resultados em sua longa preparação. Participou também do Campeonato Baiano de Triátlon Sprint (750 m de natação, 20 km de ciclismo, 5 km de corrida), prova organizada pela FEBATRI (Federação Baiana de Triátlon), no qual deteve o recorde jequieense de 1 hora 4 minutos de 10 segundos. Já bem próximo do Ironman Fortaleza, ele terá um grande teste, participará do Campeonato Brasileiro de Triátlon de longa distância, que acontecerá em Salvador no dia 23 de outubro próximo.
O triátlon é um esporte no qual o gasto energético é muito grande, exigindo muito dos atletas. Por conta dos treinamentos, Santedicola já emagreceu mais de 30 quilos. Segundo ele, o que importa é o amor pelo esporte, a representatividade de Jequié e o apoio para a modalidade: “Além de ser o primeiro Jequieense a participar do Ironman Fortaleza 140,6 milhas, divulgando assim a nossa cidade no cenário esportivo nacional e internacional, quero também incentivar o desenvolvimento desse esporte em nossa cidade, hoje muito carente nessa área. Não temos investimentos em políticas públicas de incentivo à prática esportiva, nem se quer alguma estrutura para treinamento. Passo por serias dificuldades, muitas vezes preciso me arriscar nas estradas para treinar”.
O Ironman Fortaleza 2016 classificará 40 atletas por faixa etária para o Ironman World Championship 2017. Prova que acontecerá em Kona, no Havaí. Apesar da prova cearense ser muito difícil e com competidores de alto nível, vindos de diversos países, Leo pensa grande: “Busco uma vaga para o Mundial”.
Foto: Ezio Pimentel
Dimas Lelis
Editor