Largo e Paulo Misk recebem o prêmio de Empresa e Personalidade do Ano pela CBPM

21/12/2022

A Largo e o CEO do grupo e presidente do Sindimiba, Paulo Misk, foram os grandes vencedores da quarta edição do Prêmio CBPM de Mineração 2022. Criado pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), o prêmio tem como objetivo reconhecer as ações de destaque das empresas mineradoras baianas e de pessoas que fazem a diferença para a mineração do estado. A entrega da premiação, troféus esculpidos pelo renomado artista plástico baiano Bel Borba, aconteceu nesta segunda-feira (12) em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que comemorou também os 50 anos da CBPM.

Para Paulo Misk, a premiação significa um reconhecimento da dedicação da Largo em tornar suas operações cada vez mais sustentáveis e ao intenso trabalho na área de responsabilidade social. “Temos muito orgulho de contribuir para o desenvolvimento de toda a comunidade, por meio de apoio e investimentos nas mais diversas iniciativas sociais, sobretudo nas áreas de saúde, educação e esportes e geração de emprego e renda. E de todas essas temos um olhar muito cuidadoso para a educação e a qualificação”, avalia.  “Nos últimos dois anos, tivemos grande parte de nossos investimentos direcionados para área de saúde, ajudando o poder público e as comunidades no enfrentamento da Pandemia. Este ano, o foco se voltou de novo para a educação, área que responde por 36% de nossos investimentos este ano”, ressalta Misk.

Em relação à mineração na Bahia, Paulo Misk destacou as grandes descobertas realizadas pela CBPM como o Vanádio, em Maracás, que deu origem à Largo Vanádio de Maracás, mas também de outros minérios como o Niquel em Ipiaú, o ouro em Santa Luz e várias outras jazidas. O executivo destacou ainda a importância do trabalho na área de pesquisa mineral e atração de investimentos. “A maior parte do desenvolvimento da mineração na Bahia se deve ao trabalho incansável e competente da CBPM”, afirmou. A Largo e o Sindimiba homenagearam a CBPM e o presidente da Companhia, Carlos Tramm com troféus e placas.

Para o presidente da CBPM, além de toda a importância da Largo para a economia do estado a empresa é um exemplo. “O compromisso com os seus funcionários e comunidades locais, o cuidado com o Meio Ambiente e Responsabilidade Social são notáveis. Mas as iniciativas no que se refere ao aproveitamento dos resíduos foram o maior destaque da Largo”, avalia. A Largo conquistou o primeiro lugar, com 41% dos votos e Paulo Misk teve 32,8% dos votos.

O presidente do Instituto Brasileiro de Mineração, Raul Jungmann afirmou que a Bahia é hoje um dos mais promissores estados para a mineração, com 40 minérios diferentes. “A Largo se destaca nesse cenário pela produção de vanádio, um dos minerais mais importantes para a transição energética”, avalia. Jungmann ressaltou ainda o trabalho da CBPM, como um importante indutor do desenvolvimento da mineração na Bahia. “Em 2023, teremos uma representação aqui na Bahia, como parte do projeto de nacionalização do Ibram. Nosso objetivo é ampliar nossa participação, trazer mais eventos do setor”, adianta. Ainda não está definido se o Instituto terá um escritório na Bahia ou parceria com alguma entidade local.

Sobre a Largo

A Largo tem uma longa e bem sucedida história como uma das empresas de vanádio preferidas do mundo através do fornecimento de seus produtos VPURE TM e VPURE+ TM, que são provenientes de um dos depósitos de vanádio de maior teor do mundo, na Mina Maracás Menchen, no Brasil. Após a aquisição da tecnologia de bateria de fluxo de vanádio em 2020, a Largo está trabalhando para integrar seus produtos de vanádio de classe mundial com sua tecnologia de bateria de vanádio VCHARGE para apoiar a transição do planeta para um futuro de baixo carbono., segura e alinhada ao ESG que é totalmente reciclável ao final de sua vida útil de mais de 25 anos. As ações ordinárias da Largo são negociadas na Nasdaq Stock Market e na Toronto Stock Exchange sob o símbolo "LGO". Para obter mais informações, visite www.largoinc.com.

DARANA / Aloisio Pontes