Judoca jequieense é uma grande promessa do judô nacional.
03/03/2012
Diego Ferreira dos Santos, o “Ramithai” para os amigos da Beira Rio, rua do bairro do Mandacaru onde nasceu e foi criado, hoje desponta como uma grande promessa do judô nacional.
Ainda jovem, o seu irmão mais velho Arlon, também praticante da arte milenar, foi o seu primeiro professor. Com apenas 4 anos de idade Diego já começara a aprender alguns golpes e ensaiar as primeiras quedas no tatame.
Após conquistar diversos campeonatos, entre eles a marca de mais de dez Campeonatos Baianos, ser Bi-Campeão Brasileiro e Campeão do US-OPEN em Miami, nos EUA, o sonho de garoto de ser um grande judoca ganharia novos ares. Mudou-se para Porto Alegre/RS, e começou a atuar pela equipe OI/SOGIPA (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre), clube do qual faz parte João Derly, Bi-Campeão Mundial e Mayra Aguiar, atualmente a número um do mundo. Não demorou e o jequieense fez novamente bonito, disputou e ganhou uma seletiva para a Seleção Brasileira de Judô, da qual faz parte hoje em dia.
De lá para cá o cartel de Diego vem aumentando, só em 2011 foi:
Campeão Sul-Brasileiro
Campeão Gaúcho Sênior
Campeão das Copas de Novo Hamburgo, Bento Gonçalves, Tramandai e São Leopoldo.
Vice-Campeão Brasileiro Sênior
3º colocado na Word Cup da Venezuela
3º colocado na Word Cup de El-Salvador
As Olimpíadas geralmente é o sonho mais alto para qualquer atleta de ponta, e com Diego isso não é diferente. A sua participação na próxima, em Londres (2012), está descartada devido ao critério de classificação ser a pontuação no ranking mundial, em que ele ficou prejudicado por ter entrado na Seleção Brasileira somente em 2011, com pouco tempo para os Jogos. Ainda sim, já faz planos para a do Brasil, no Rio de Janeiro em 2016: “Embora esteja um pouco longe, com os treinamentos que estou fazendo, com o foco que estou tendo, já sinto as Olimpíadas perto. A alegria de participar será imensa, ainda mais por ser em nossa casa.”, comenta o jovem judoca de 22 anos que atualmente ocupa o 68° no ranking mundial.
Em 2012 Diego voltou à terra natal para concluir o curso de Enfermagem, mesmo assim não tem folga nos treinamentos e na participação em grandes competições. Recentemente foi convocado para representar o Brasil no Campeonato Sul-Americano Sênior, que será realizado na cidade de Santiago, no Chile, nos dias 5, 6 e 7 deste mês.
“Estou muito feliz e confiante com a convocação, estar treinando novamente na minha cidade natal, perto da minha família e de amigos revigora as minhas energias. Acredito num resultado positivo neste Sul-Americano.”, finaliza o jequieense.
Dimas Lelis
Editor