Jornalista jequieense lança livro de poemas “Cartas dos Sertões”

04/12/2024

A jornalista jequieense Joana Brandão está em processo de lançamento do seu primeiro livro autoral, intitulado “Cartas dos Sertões”. A obra apresenta poemas produzidos pela autora ao longo dos últimos cinco anos. Com esta jornalista, que tem um carreira premiada no âmbito acadêmico e de documentário, inaugura sua carreira na escrita literária.

A obra dialoga com elementos da cultura sertaneja, como nos fala a autora: “O livro dialoga com a paisagem e cultura material do sertão, de onde vim, onde passei minha infância. Foi no sertão que forgei meus afetos mais primários, então significa muito para mim”. Joana Brandão nasceu em Jequié, no sudoeste da Bahia, e iniciou sua formação acadêmica em Salvador, onde estudou Comunicação com Habilitação em Jornalismo na UFBA. Posteriormente cursou mestrado em Jornalismo na UFSC, e fez o doutorado também na UFBA, no programa interdisciplinar em estudos de gênero. Atualmente Joana é professora no Centro de Formação em Artes e Comunicação da Universidade Federal do Su da Bahia em Porto Seguro (BA). Em sua carreira acadêmica e artística já ganhou vários prêmios, inclusive uma menção honrosa no principal prêmio científica do Brasil, o Prêmio Capes de Tese (2023).

O livro dialoga também com a questão de gênero e o feminismo ao apresentar a trajetória de uma mulher, Madalena Logrado, ao longo de várias fases da vida. O nome do eu poético é uma reverência às ancestrais de Joana. Madalena é sua bisavó, mãe de seu avô materno, uma mulher indígena do sertão da Bahia. E Logrado é um dos sobrenomes de sua avó materna, Maria Enedina Nunes Logrado, não passado para as gerações seguintes. “Madalena Logrado significa assim o resgate de heranças e vozes que se apagaram ao longo das gerações, mas que trazem um sentido e uma força que ainda guardamos”, nos diz a autora.

O livro conta com prefácio da artista Raiça Bomfim, orelha da escritora Lucila Losito e será publicado pela Editora Libertinagem. A capa é uma xilogravura da artista visual Catarina Dantas. A obra está em fase de pré-venda até 08/12, nesse período o livro poderá ser adquirido com um pequeno desconto. Sobre a pré-venda, Joana informa: “Se atingirmos a meta de 100 exemplares adquiridos neste período, todos os leitores receberão o livro em dobro, para presentear alguém”. Ainda os apoiadores da pré-venda terão seus nomes registrados nos Agradecimentos do livro impresso.

O livro pode ser adquirido diretamente no site da editora: Cartas dos sertões, de Joana Tavares | Editora Libertinagem. Mais informações pode ser encontradas no perfil da autora: https://www.instagram.com/joabranda/