Jequieenses falam sobre a demora na reforma da Praça Luiz Viana.
20/06/2014
JN: O secretário de infraestrutura de Jequié, Fernando Bomfim, informou recentemente que a inauguração da Praça Luiz Viana não acontecerá mais no início do São João. Como você se sente vendo a tamanha demora da revitalização de uma praça onde era perfeitamente transitável antes da intervenção municipal?
1 – Clea Alves Menezes - Comerciária: Estou indignada, tem muito tempo que esta reforma começou, existia uma data prevista para ser concluída e não cumpriram. Tem muita poeira, existe risco de acidente porque os tapumes ao redor da praça não deixa que as pessoas não tenha a visualização dos carros que se aproximam. Esperávamos que fosse inaugurada agora, no São João, além do que somos comerciantes nesta região e com a praça deserta diminuiu bastante o fluxo de pessoas. Ainda falando dos tapumes, o barulho provocado pelos carros aumentou, já que há uma barreira para o som se dinfundir, o que prejudica a comunicação com os clientes. Ficamos sem saber o porquê de tanta demora, por tanto descaso, somos cidadãos que pagam os seus impostos e merecemos um local adequado para a circulação das pessoas.
2 – Juraci dos Santos Ferreira – Taxista: A gente vê essa situação com muita tristeza. Em fevereiro fez um ano que demoliram a antiga praça e mediante o que acontece, era melhor a de antigamente, já que até se comenta que nem bancos vão existir. No meu entendimento a prefeitura não está tendo cacife e estrutura de uma governança para poder administrar uma obra tão pequena. Esperamos que não complete dois anos antes de ser concluída.
3 – Juciara dos Santos Silva – Comerciante: Uma vergonha levar quase dois anos para se concluir as obras de uma praça. Iniciaram, desmancharam e recomeçaram... E ainda se comenta que os quiosques do projeto inicial não serão construídos. E as pessoas que já tinham um comércio nela, o que fazer? Isso é um caos!
4 – Paulo Adão Barbosa – Comerciante: Fico triste em ver a praça deste jeito, somos comerciantes desde a década de 50 nessa região, fui uma criança que brincou muito nela. A Luiz Viana já foi a mais movimentada da cidade e hoje estamos jogados neste desprezo. Não vou dizer que é irresponsabilidade das autoridades, digo que é omissão. Nós nem sabemos o que vai acontecer nesta reforma, não sei porque o executivo quando vai elaborar algo em prol da comunidade não dialogam, porque democracia é diálogo. O que eles estão fazendo foge completamente, o povo precisa de participação. Por que não reuniram os comerciantes em torno da praça para ouvirem sugestões? Gostaria que o executivo correspondesse ao que nós fizemos quando demos a ele o voto, para que trabalhe melhor pela cidade.
5 – Gilvan Cortes – Ambulante: Na verdade a gente se sente prejudicado porque temos muito tempo parado, é muita poeira. Iam entregar agora, mas já ouvir falar que vai entregar em outubro. Agora é só esperar e confiar em Deus para que a entrega seja feita.
6 – José Wilson Delfim – Comerciante: Como morador e comerciante, estou aqui há mais de vinte anos e a gente sente que o comércio enfraqueceu nesta área. Tirou a visão com o fechamento da praça, muito ruim não só para os comerciantes daqui como também para toda a cidade. Agora então com a realização do São João, com muitos visitantes, como ela está não passa uma boa imagem da cidade. Uma obra que era para ser concluída em seis meses, já se passa mais de um ano sem saber exatamente quando será finalizada, obra esta que pode se notar que é pequena e a prefeitura poderia fazer por conta própria sem precisar de outras verbas. O fechamento da praça trouxe muitos transtornos, prejuízo para o comercio e dificuldades no estacionamento. Os barraqueiros que lá se estabeleciam hoje estão passando por momentos difíceis. Queremos que o governo tome uma posição mais rápida para solucionar este empasse.