Jequié: Bandidos invadem Centro de Cultura e interrompe espetáculo teatral.
21/03/2011
Atores e platéia, perto de 150 pessoas, foram surpreendidos na noite deste domingo (20), no Centro de Cultura de Jequié, por dois jovens que aproveitaram a ausência de seguranças para invadir, pelo fundo do palco, e tentar roubar bens públicos e material de cena.
O bilheteiro contratado por Astro Eventos e Produções, responsável pela produção local do espetáculo, lembra que um segurança da Justiça do Trabalho (Prédio vizinho ao espaço cultural) teria notado que os bandidos pularam o muro dos fundos do Centro de Cultura, e de moto, deram a volta no quarteirão e o avisou da invasão. No momento, eram as únicas pessoas responsáveis no local, já que não havia qualquer segurança ou Guarda Municipal para garantir a integridade física dos cidadãos, bem como do patrimônio público.
A polícia não foi acionada, portanto não foi possível prender os invasores. Por mera sorte, os bandidos não levaram nada, mas deixaram o medo nos atores e na família jequieense que foram ao espaço cultural prestigiar o espetáculo intitulado "Alegria de Viver".
Após o ator George Mascarenhas ter interrompido o espetáculo para se situar do que estaria acontecendo, a atriz soteropolitana Deborah Moreira definiu o episódio como "lamentável". "Esse é o tratamento dado à Cultura por aqui?", desabafou para a platéia que ainda estava atônita.
“É uma sensação horrível. Quase morre de vergonha diante dos atores. Vou conversar com meu marido e meus filhos para mudarmos daqui (Jequié) o mais breve possível”, conclui a dona de casa após criticar duramente todas as áreas do setor público local.
O fato já era esperado pela maioria dos jequieenses, considerando que o Centro de Cultura de Jequié, o maior do interior baiano, há muito tempo encontra-se em estado de total abandono, incluindo ausência de seguranças.
Alysson Andrade
Enfoque Cultural