Irmã Lucia Souza fala das necessidades da Pastoral da Criança de Jequié.
08/10/2012
JN: Irmã Lucia, qual é trabalho realizado pela Pastoral da Criança em Jequié?
Irmã Lucia: A Pastoral da Criança desenvolve um trabalho junto às famílias com necessidades, nós acompanhamos as gestantes desde os primeiros dias da gestação e crianças de 0 a 6 anos, nós orientamos as gestantes em relação aos cuidados com a saúde, vacinas pré-natais, higiene pessoal e ambiental, entre outros acompanhamentos.
JN: De que forma a pastoral se mantém financeiramente? Quais são os apoios que ela recebe?
Irmã Lucia: Temos doações de amigos que conhecem o nosso trabalho e nos ajudam com doações; materiais, alimentos, brinquedos, roupas etc. Mensalmente nós realizamos o ato A Celebração da Vida – quando são coletados dados das crianças – e toda informação é repassada à Coordenação Nacional que fica em Curitiba/PR. Lá há convênios com a Petrobrás, HSBC, Criança Esperança e outros, os quais fornecem os materiais necessários para algumas de nossas atividades.
JN: Algumas instituições geralmente recrutam jovens para programas de primeiro emprego. A Pastoral da cidade de Vitória da Conquista inclusive já indicou adolescentes para a cidade de Jequié. Existe algo que impeça a Pastoral de Jequié fazer esse tipo de indicação?
Irmã Lucia: Não é que algo impeça a pastoral de fazer indicação ou não, é que esse projeto é algo que surgiu em Conquista e já veio para Jequié. Nós temos jovens que atuaram ou atuam na Pastoral daqui e que fazem parte desse projeto, aliás graças ao trabalho da Pastoral de Jequié muitos jovens ingressaram no mercado de trabalho, pois os cursos oferecidos capacitam o voluntário para vida. Temos muitos jovens e também donas de casas, que atuaram conosco e hoje em dia está em outro emprego.
Nós damos todo o apoio, até por que o nosso trabalho na pastoral é voluntário e de tal forma apoiamos a quem consegue um emprego em outra área ou ambiente. Do conjunto Penal de Jequié, muitos que participaram da Pastoral e que já foram embora estão bem empregados.
JN: Aqui a senhora poderá expor as necessidades a que a Pastoral tem no momento e solicitar o apoio pertinente.
Irmã Lucia: São várias as necessidades que enfrentamos; falta de liderança, pessoas disponíveis para o trabalho por ser voluntário, necessidades financeiras etc.
Ficamos muito felizes quando surgem doações. Se você quiser colaborar seja sempre bem-vindo (a). Aceitamos doações de alimentos, roupas, calçados, brinquedos etc. Quanto mais ajudarmos ao outro mais Deus nos ajuda.
O nosso telefone para contato é (73) 3525-7662.