Gicult: Antônio Britto dialoga com a oposição à prefeita Tânia, mas não se define.
10/02/2015
Deputado federal mais votado em Jequié na ultima eleição, Antônio Britto (PTB) é cotado como o nome mais forte para concorrer à prefeitura de Jequié. Mesmo com vínculo familiar no município, ele não se coloca objetivamente como pré-candidato, mas não descarta a possibilidade, uma forma de manter o nome em evidência para posteriores acordos e alianças.
Nos meios políticos, no entanto, poucos acreditam que Antônio Britto deixe seu mandato de parlamentar, bem articulado em torno da Fundação José Silveira e Santa Casa, para disputar uma eleição municipal e abandonar a assistência às suas bases eleitorais, sobretudo em Salvador, onde o pai, Edvaldo Brito, já foi vice-prefeito da Capital e sempre fez carreira política, historicamente aliado ao grupo político do ex-governador e senador ACM.
Porém, em uma entrevista concedida na semana passada na Jequié FM, Antônio Britto falou como candidato, mas acrescentou que vai dialogar com todas as forças políticas de oposição ao governo municipal para debater a sucessão municipal e se definir. Afirmou que tem dialogado com o deputado Leur Júnior, do PMDB, e outras legendas e visitado muitas pessoas no município. Disse que o momento é de se discutir um projeto para Jequié e não personalizar a questão. Apesar de ter apoiado o governador Rui Costa para governador, falou que em Jequié o mais adequado é municipalizar a discussão em torno da disputa pela prefeitura. Seria uma união por Jequié, defende. Quanto a seu nome para candidato, acrescentou que a definição de quem seria o candidato sairá do diálogo entre todos, mas que não se furtará ao compromisso por Jequié, caso seja necessário.
Apesar da representatividade que ainda mantém no município, alguns grupos da oposição à prefeitura – e quem também se opõem aos governos estadual e federal – encaram com desconfiança a postulação de Antônio Brito, inclusive por sua aliança com a base governista no estado.
Blog Gicult – Gidasio Silva / Foto: JR