Festividades em Jequié e pelo restante do país.
07/10/2011
Aproxima-se um feriado nacional de cunho religioso. No dia 12 de outubro se comemora a festa de Nossa Senhora Aparecida, considerada rainha pelos católicos devotos, que nesse dia prestam homenagens a Santa. Em 16 de julho de 1930, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi intitulada como Rainha do Brasil e padroeira desta nação, por decreto do papa Pio XI. Foi decretado oficialmente feriado no dia 12 de outubro, pela Lei nº 6.802 de 30 de junho de 1.980, dedicando este dia à religiosidade.
No ano de 1717, na cidade de Guaratinguetá, no estado de São Paulo, iria passar um conde e o governador da capitania, a população então resolvera presenteá-los com os seus melhores peixes. A princípio, por várias vezes a pescaria não fora bem sucedida, mas numa vez quando os pescadores jogaram a rede no rio Paraíba do Sul veio o corpo de uma imagem, lançaram outra vez e em seguida veio a cabeça, daí pra frente à pesca obteve resultados inesperados, e assim julgaram milagre operados pela santa. Com este achado, e pelos encantos da história, teve destaque na região e a devoção foi se espalhando por todo o Brasil. A imagem chegou a receber de presente da Princesa Isabel uma coroa e manto de anil bordado à ouro, representando a realeza.
Em Jequié as festividades iniciam-se no dia 1º e encerram-se no dia 12. Quem organiza o evento é Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Jequiezinho.
O dia geralmente agrada a todos, os devotos prestam homenagens a padroeira do Brasil, e os demais aproveitam o feriado para descansar e confraternizar com os amigos.
Por Emily Moy.