Festival de Arte Popular e Folclórica do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriça.
27/03/2012
Aproximadamente 150 pessoas, entre grupos artísticos, equipe de produção, apoio e técnica estão envolvidas diretamente na realização do Festival de Arte Popular e Folclórica do Médio Rio das Contas e Vale do Jiquiriça que acontecerá nos municípios de Jequié (30/3/2012) e Lafaiete Coutinho (27/4/2012), em praças públicas: em Jequié, na Praça Ruy Barbosa e em Lafaiete Coutinho na Pç. Central/Mercado.
O projeto tem como objetivo principal divulgar as diferentes manifestações culturais e artísticas do interior do estado. Este ano, a proposta terá como foco à musicalidade e as tradições populares e folclóricas. A mostra, não competitiva, conta com direção de produção executiva de Alysson Andrade e produção de Sandoval Bulhões Marques com a pretensão de celebrar a cultura popular, envolvendo as diversas manifestações.
Dentre os grupos, artistas e atividades confirmadas estão: Alisson Menezes e a Catrupia (Vitória da Conquista); Repentista Beija-Flor; A pila do pilão e o roubo da roça (Lafaiete Coutinho); exibição pública do vídeo-documentário “O Candomblé na Cidade de Jequié”, de Domingos Ailton e José Lima Novaes; Teatro Popular de Cordel com o grupo Candeeiro Encantado; Afoxés (Pena Branca e Corrente de Oxalá); reisado As Pastorinhas; Encenação e Leitura de Lendas do Folclore Brasileiro; Bonecões de Álvaro Araújo, Circo sem Lona com Elso e Sandoval Santana, Cordel de Ernestino, Grupo Santo Forte, “Rituais e Maculelê” do Mandacaru, Jequié hip-hop clube, Maria do Carmo Paneleira, Artesanato contemporâneo urbano, Artesanato tradicional, Caxangá e Fulô, Palhaço Zuada, dentre outras atrações da cultura local e regional.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira, dia 30 de março de 2012, na Praça Ruy Barbosa:
15h. - Exposição e comércio do artesanato local;
16h. - Animação com Celi Santos e Palhaço “Zuada”;
16h.30min. - Apresentação Musical Jequié Hip-hop Clube;
17h. - Tenda “Mundo Literarário” - Exposição de Livros (“Anésia Cauaçu” - Domingos Ailton, “Síntese Histórica e Informativa” - Dermival Rios - “Novamente Poesia” - Julio Lucas) e Livretos de Cordel;
17h. - Exposição de Painéis em Xilogravura (Artista: Augus);
17h.- Capoeira e Espetáculo “Rituais e Maculelê” (Mestre Nonha);
17h.30min. - Terno de Reis Arte Viva (Pedreira);
18h. - Animação c/ Rildo Jr., Caxangá e Fulô;
18h.15min.- Virgínia Souza - Lendas Folclóricas;
18h.30min. - Exibição de trecho de vídeo-documentário (“O candomblé na cidade de Jequié”, de Domingos Ailton e José Lima);
19h. - Repente c/ Beija - flor - participação do cordelista Ernestino;
19h.20min. - Maria do Carmo Paneleira;
19h.35min - Circo sem lona (Elso e Sandoval Santana);
20h. - Reisado “As pastorinhas”;
20h.20min. - Afoxés (Pena Branca e Corrente de Oxalá);
20h.45min. - O Teatro é de Cordel (Grupo Cadeeiro Encantado);
21h.15min. - Show Musical com “Santo Forte”;
22h. - Encenação: “A pila do pilão e o roubo da roça” (Tradição Popular);
22h.30min. - Show Musical com Alisson Menezes e a Catrupia;
22h.30min. Bonecões de Álvaro Araújo.
Alysson Andrade
Diretor de Produção Executiva