Espetáculo de Dança “Sobre A Reta Do Fim” pela primeira vez em Jequié.
24/08/2017
A Cia.João Perene – Núcleo de Investigação Coreográfica (SSA) apresenta no dia 25 de agosto, às 20h, no Centro de Cultura ACM – Jequié, com entrada a preços populares, o espetáculo de dança contemporânea Sobre a Reta do Fim, montagem que reflete os desafios de viver a dança nos atuais contextos econômico, político e social.
Pensado para ser vivido em um só fôlego, o espetáculo segue uma qualidade de movimento baseada no fluxo contínuo, exigindo dos bailarinos uma entrega visceral, imediata e intensa, uma vez que - após iniciada a dança, os corpos atingem extremos de movimento e estímulo.
Além da apresentação – inédita no município, o grupo promoverá uma grande aula aberta para bailarinos da região, das 14h às 16h, com a presença confirmada do Grupo Sonho de Valsa - companhia residente da região, e responsáveis pela abertura da noite, com a apresentação da montagem Por Um Fio, às 19h.
Segundo João Perene – diretor e coreógrafo do espetáculo Sobre a Reta do Fim, “A investigação - cujos princípios estéticos estão diretamente relacionados com a qualidade do fluxo contínuo do movimento - surge em um momento de grandes transformações sociais, crises políticas, desvalorização da arte e fechamento de Cias relevantes para a dança no Brasil e no mundo”, afirma.
Rompendo com as molduras clássicas, a dança contemporânea agrupa uma coleção de métodos e sistemas desenvolvidos a partir da dança moderna e pós-moderna, emergindo numa nova noção de corporalidade. A busca por um sentido mais experimental e menos estratificado permite ao bailarino assumir posturas autônomas e interventivas na coreografia, demonstrando assim um mix de corpos multiculturais em suas referências e uma dança mais transversal em suas construções.
Com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural e Secretaria de Cultura da Bahia, o Núcleo de Investigação Coreográfica cumprirá ao longo do mês de agosto a sua função social de levar arte e dança para todos, proporcionando assim um novo olhar sobre o contemporâneo e extrapolando os ambientes tradicionais de circulação e envolvimento.
Em setembro o espetáculo estreia em Salvador – cidade natal, entre os dias 02 e 17 de setembro – sábados (20h) e domingos (19h), no Teatro Xisto Bahia.
Para mais informações acesse www.joaoperene.com.br.
FICHA TÉCNICA
Gênero – Dança Contemporânea
Classificação - Livre
Direção, Coreografia e Figurino - João Perene
Assistente de Coreografia - Marcley Oliveira
Elenco - Barbara Barbará, Joely Silva, Luiza Agra, Neemias Santana, Ramon Moura
Luz - Gerard Laffuste
Produção Geral - Monica Brandi
Produção Executiva - Silvia Teixeira
Assessoria de Imprensa – Criativos Coletivos | Rodrigo Almeida e Monique Maione
Fotografia - Carlos Barral (Dadi)
Realização - João Perene Núcleo de Investigação Coreográfica e As Três Produções
Entrada - R$ 5,00 (inteira) – R$ 2,50 (meia)
DIA 25/08 (SEXTA-FEIRA)
Centro de Cultura ACM
14:00 às 16:00 - aula aberta para bailarinos da cidade
19:00 - Apresentação do grupo Sonho de Valsa , espetáculo 'Por um Fio'
20h - 'Sobre a Reta do Fim'
SAIBA +
Grupo Sonho de Valsa | Jequié
POR UM FIOfoi pensada a partir de uma temática que tem como referencial estético o surrealismo. A proposta de criação se situa em revisitar as questões políticas dessa época em diálogo com as atuais e apresentar uma coreografia poética e reflexiva quanto a questões corpo/cidade, sociedade e o momento que estamos (sobre)vivendo. Temas como assédio, violência, manifestos e discursos vazios se tornam recorrentes na vida e nas cenas apresentadas pelos artistas. As informações que nos aprisionam, via jornais, canais televisivos, aplicativos e redes sociais se tornam paisagens nessa criação.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Preparação Corporal - Iara Cerqueira
Fotografia de divulgação e Iluminação - Aroldo Fernandes
Dançarinos - Manoela Paulina, Roger Alves, Juliana Sena, Larissa Abelardo, Sol Souza e Aliare Sampaio
Percussão Corporal - Glaece Lopes
Filmagem e voz em off - Jomir Gomes
Rodrigo Almeida
Relações Públicas
CRIATIVOS COLETIVOS