Espetáculo cênico-musical #Opróbrios. Clique e saiba mais...
06/05/2015
#Opróbrios - Um degenerado melodrama dos três vinténs - é um espetáculo cênico-musical que surgiu em sala de aula, como resultado de uma disciplina do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), quando a então chamada Cia Ciênicos todos eram alunos do terceiro semestre.
Utilizando-se de artifícios do Teatro Épico, o espetáculo bebe dessa vertente teatral desenvolvida pelo encenador pedagogo Bertolt Brecht. Livremente inspirado no texto “Ópera dos Três Vinténs” de Bertolt Brecht, #Opróbrios, foi adaptado pelos envolvidos com o olhar cênico do Encenador Roberto de Abreu Ives Schettinni (in memoriam) e traz para o palco um convite para que o olhar do público seja de co-participação no espetáculos, criando suas impressões críticas e politicas, mesmo que de forma distanciadas.
Brigas, encontros, desencontros, emboscadas e o querido vilão na forca “OH MEU DEUS!”. Na trama, o público vivencia conhecer as falcatruas e cafajestagens de Mac Navalha, um grande bandido londrino, convertido à cidadão londrino-brasileiro, e suas artimanhas para casar-se com Polly, filha do Sr. Peachum e de Célia Peachum, agenciadores de mendigos. Temos figuras caricatas como, Brow o xerife, Lucy Cosuello, sua filha e caso antigo de Mac, o guarda Smith, a Cafetina Jenny Ágata e suas putas. Além disso, todos se divertem com os atrapalhados capangas de Mac, Mathias Moeda, Jacob dedo de Gancho e Edy, dando ao enredo boas doses de riso.
O público é chamado a desenvolver um olhar cada vez mais crítico acerca de diversos temas políticos e sociais. Além do enredo envolvente, o espetáculo conta com um humor inteligente, na maioria das vezes cibernético/digitais e canções que passeiam gêneros musicais populares, como o Funk Carioca, o arrocha e o brega.
#Opróbrios entrou em cartaz no SESC/Jequié-Ba em parceria com o Engenho de Composição-UESB/Jequié-Ba no dia 24 de Julho de 2014, enchendo o teatro e cativando pessoas de diversas idades. Não poderia ser mais épico quanto foi, faltou luz e ficamos todos com gostinho de quero mais. Um espetáculo germinado no afeto, trabalho, pesquisa e muita dedicação, não poderia ficar adormecido. 14, 15, 21 e 22 de Agosto de 2015 são as datas para a Volta Melodramática de Mac e sua trupe a Jequié-Ba. As apresentações acontecerão no SESC-Jequié-Ba.
Nota de rodapé: Opróbrios; substantivo masculino - grande desonra pública; degradação social; ignomínia, vergonha, vexame - caráter daquilo que humilha, degrada; estado ou condição que revela alto grau de baixeza, torpeza; abjeção, degradação - ação ou dito que desonra, avilta, revela falta de apreço ou consideração; afronta, desprezo.
FICHA TÉCNICA
“#opróbrios – umdegeneradomelodramadostrêsvinténs”
Texto: “A Ópera de Três Vinténs” Eugen Berthold Friedrich Brecht
Dramaturgia: Roberto de Abreu Schettini e Izis Mueller.
Encenação e Orientação: Roberto de Abreu Schettini.
Assistência de Direção: Izis Mueller.
Elenco Melodramático (MELODRAMATICOS) : Bonyto Anatynas, Dou-gon Gonçalves, Glaece Lopes , Leo Sandes , Lincoln Aguiar , Luan Romir , Naiele Torquato , Nandalle Bispo , Nataly Paiva. Roger Moreira, Uillian de Jesus.
Visualidade: Thadeu Cajado.
Iluminação: Rayza Lélis.
Corpografias: Thiana Barbosa.
Direção Musical: Yann Schettini
Músico colaborador: Yan Quadros
Fotos: Tayane Bragança, Leonardo Duarte.
Nandalle Bispo. Atriz, pesquisadora, graduanda em licenciatura em teatro