Entusiasmo. Por Patrícia Souza Gomes.

15/09/2009

São várias as habilidades necessárias para se prestar um excelente atendimento ao cliente, entre elas empatia, resiliência, entusiasmo, conhecimento do produto, criatividade, carisma, boa comunicação entre outros, mas hoje estou particularmente inclinada a falar sobre o entusiasmo, o que seria dos nossos dias sem ele, ah! entusiasmo, palavra de origem grega, cujo significado inicial era trazer Deus dentro de si, sinônimo de vibração, de saber aproveitar os bons momentos de alegria. Para quem não o tem, tudo é sempre mesmice. A vida é preto-e-branco, nada tem muita graça, é tudo sempre mais ou menos. Essas criaturas são uma chatice em qualquer lugar, mas no trabalho são piores. Imagine passar horas ao lado de alguém que não vibra com nada, não compra idéia nenhuma, nem arregaça as mangas a fim de fazer com que uma idéia nova saia do papel, ou uma venda se concretize? Verdadeiro tédio, conviver assim. Falta de entusiasmo de vez em quando tudo bem, às vezes incorporamos um baixo astral básico. Isso é humano. Mas se esse espírito persistir em estar sempre ao seu lado, reveja seus conceitos, faça um esforço e mude enquanto é tempo. Falta de entusiasmo não é característica de ninguém, temperamento é algo que temos obrigação de moldar, lapidar. Se o desânimo e a falta de vibração, tem sido seus companheiros de sempre, é tempo de mudar, repensar situações e viver de maneira mais entusiástica. Imagine você, toda entusiasmada para comprar algo tão desejado, esperando pelo momento oportuno e de repente depara com um atendimento sem graça, verdadeiro balde de água fria na sua empolgação, a vontade é de dar meia volta e ir embora, mas infelizmente nem sempre temos muitas opções e quando as temos, o pecado é o mesmo, o mau atendimento, ou sendo um pouco otimista, um atendimento sem emoção, sem entusiasmo, verdadeiramente apático. Seria o motivo então a falta de treinamento, má remuneração, isso não vem ao caso, ninguém é forçado a este ou aquele trabalho, ou seria ainda o “padrão de atendimento” determinado pela empresa? Onde, em muitas organizações os clientes são considerados todos iguais e por isso surgem determinações, normas, procedimentos, e sei lá mais o quê de tratamento padronizado, mas como, se cada cliente tem o seu perfil, suas necessidades e porque não, seus problemas. Sinceramente acredito que na maioria das vezes, falta mesmo é prazer, paixão pelo o que se faz, falta empatia, como também habilidade para lidar com pessoas e principalmente tratá-las todas iguais de maneira diferente, mas ainda assim seria necessário muito, muito entusiasmo mesmo para que treinamentos, normas, procedimentos fossem colocados em prática de uma maneira tal, que realmente encantassem as pessoas. Palavras chave: atendimento, entusiasmo, apático. Patrícia Souza Gomes - Especialista em Gestão de Pessoas E-mail: [email protected]