Encontro de Capacitação da UPB e TCM reúne gestores e técnicos em Jequié. Por Wilson Novaes.
16/09/2011
Prefeitos, presidentes de Câmaras Municipais, vereadores e técnicos que atuam em setores de contabilidade, compras e licitações em 37 municípios da região, participam no Palácio das Artes de Jequié, do 9º Encontro Regional de Capacitação de Gestores Públicos, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal dos Municípios. O encontro teve início às 9h, com a composição da mesa, formada pelo prefeito anfitrião Luiz Amaral, o presidente da UPB, Luiz Caetano, prefeito de Camaçarí, o Conselheiro substituto do TCM, Ronaldo Nascimento de Sant’ana, que representou o presidente do colegiado,m Paulo Maracajá, o presidente do Consórcio dos Municípios do Vale do Rio das Contas, Jonatas Ventura, prefeito de Barra do Rocha, o 2º secretário da UPB, Nelson Portela, prefeito de Maracás, o presidente da Mercovale, Consórcio Sustentável do Vale do Jiquiriçá, Joseval Braga, presidente da Câmara de Vereadores de Jequié, Ednael Almeida e inspetora da 6ª Regional de Controle Externo do TCM em Jequié, Samira Andrade Fonseca. Após o cântico do hino nacional pelos presentes, o prefeito de Jequié, Luiz Amaral deu as boas vindas aos visitantes e enfatizou a “excepcional oportunidade que a UPB e o TCM estão dando para que os municípios possam errar menos na hora de prestar contas, buscando a profissionalização da gestão pública”. Amaral acrescentou que “temos uma safra de homens públicos honestos, comprometidos com a lisura e a aplicação correta do dinheiro público”.
O Prefeito de Camaçari e presidente da UPB, Luiz Caetano afirmou que, “havia uma distância muito grande entre os gestores e o Tribunal. E isso também contribuía nas ressalvas nas contas, pois as equipes técnicas tinham dúvidas e não iam até o TCM com medo. Não é bom que os prefeitos tenham contas reprovadas, pois quem perde é o município que fica impedido de firmar convênios com o Estado e União. Estamos promovendo uma nova fase na gestão pública no país”. O Conselheiro do TCM, Ronaldo Nascimento de Sant’ana reafirmou o novo momento vivido pelo TCM. “É uma satisfação do TCM participar desses encontros reafirmando a parceria existente entre o Tribunal e os municípios. Temos nossa missão constitucional de fiscalizar as contas pública, mas também temos um missão pedagógica e orientadora. Não somos nenhum algoz dos prefeitos, mas parceiros”.
Da programação de debates técnicos constaram Gestão Pública Responsável, orientador Antonio Dourado Vasconcelos, da Coordenadoria de Assistência aos Municípios-CAM; Operacionalização do Sistema Integrado de Gestão e Auditoria-SIGA, orientador Adelmo Gomes Guimarães, analista de Controle Externo. Na parte da tarde tem sequência com temas Restos a Pagar, orientador Ronaldo Nascimento Sant’anna, Conselheiro do TCM e Licitações e Contratos, orientador Juliano Santos, Inspetor da 4ª Inspetoria de Controle Externo de Itabuna.
Fonte: Blog Jequié Reporter – Wilson Novaes