Emanoel Andrade, presidente da Assoc. Jequieense de Imprensa, fala ao Jequié Notícias.
05/07/2010
JN: Emanoel, recentemente houve mudança no quadro administrativo da Associação. Quem são os atuais colaboradores desta gestão?
Emanoel: A nova diretoria da Associação Jequieense de Imprensa é formada pelo presidente Emanuel Andrade; vice Wellington Nery; secretária Ene Lélis; tesoureiro Verivaldo Santos; membros efetivos do conselho fiscal Ari Moura, Euclides Júnior e João Leonardo Souza; suplentes Wilson Novaes, Claudio César e Irlan Vieira.
JN: Fale um pouco do pensamento que envolve esta nova administração.
Emanoel: A história da AJI sempre foi pautada na busca incansável por uma imprensa livre, imparcial e dinâmica. Grandes nomes da comunidade de Jequié estiveram à frente da entidade dando a sua parcela de contribuição. Nessa gestão estamos focando a reestruturação do quadro de associados, e principalmente a capacitação dos associados efetivos, aqueles que realmente atuam na imprensa, como radialistas, repórteres, colunistas, blogueiros, escritores etc.
Esta capacitação visa, além das descobertas de novos talentos para essas áreas, avaliar e discutir com o intuito de aprimorar as técnicas de redação, locução, produção e linguagem jornalística no rádio, jornal e web 2.0.
JN: Como fazer parte da Associação de Imprensa de Jequié? Quais os critérios utilizados para definir quem é ou não da imprensa em nossa cidade?
Emanoel: Qualquer profissional pode fazer parte da AJI. Quanto às carteiras, existem dois tipos. Os que atuam na imprensa e que também possuem registro (MTB) são considerados membros da imprensa. Artistas, professores, estudantes, funcionários públicos, profissionais liberais etc. podem fazer parte na condição de sócios colaboradores, de acordo o que reza o Estatuto da AJI. Estes recebem carteira de sócio colaborador.
JN: Quais ações foram desenvolvidas ou que estão em desenvolvimento, a partir do novo quadro administrativo?
Emanoel: Já definimos o projeto arquitetônicos da nova sede da AJI e o próximo passo é dar continuidade a sua construção.
A sala sede da AJI foi completamente reformada, quitado débitos com o condomínio, Coelba e outros impostos cabíveis. Já está sendo finalizado o site da entidade, que foi também já quitado sua construção e manutenção anual. Agora é partir para a etapa de capacitação.
JN: Aqui, o senhor poderá fazer um convite para que os interessados possam fazer parte da Associação.
Emanoel: Defender a liberdade de expressão, do pensamento e da propaganda, o funcionamento sem restrições da imprensa, observando os princípios de responsabilidade e moralidade, e lutar pela defesa dos direitos humanos, os valores da democracia representativa e a livre iniciativa, são os grandes objetivos da Associação Jequieense de Imprensa.
A AJI - Associação Jequieense de Imprensa representa os profissionais da imprensa local e seus colaboradores, na defesa de seus legítimos interesses e contribui para atender os anseios da comunidade e, acima de tudo, o exercício pleno da cidadania.
Desde a sua fundação em 10 de setembro de 1956, a AJI - Associação Jequieense de Imprensa foi alicerçada por grandes nomes que deram sua importante contribuição na construção da história de Jequié. E hoje, a sua participação poderá colaborar e muito na continuação dessa história escrita com respeito e determinação.
Dessa forma, tomamos a iniciativa de convidar você internauta, a fazer parte da AJI - Associação Jequieense de Imprensa, na condição de sócio, com intuíto de fortalecer ainda mais os nossos ideais. Venha fazer parte da AJI e escrever juntos essa nova página da nossa entidade. Conto com a sua participação.
Contato:
E-mail: [email protected]
Telefone: (73) 3046-1660