Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, apresentamos uma grande jequieense.
07/03/2010
Neste mês, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8), Edna de Jesus Santos, conhecida carinhosamente por Dinha, foi a nossa escolhida para ser a homenageada, representando a Mulher Jequieense, dentre tantas grandes mulheres do nosso município.
Dinha é sinônimo de mulher guerreira, deveria estar sem dúvidas nas estatísticas que mostram o desenvolvimento do gênero feminino no Brasil, estatísticas estas que apresentam a mulher cada vez mais se profissionalizando no mercado de trabalho, participando da vida política, tendo um papel fundamental no crescimento econômico e social do país.
Dona de uma barraca de verduras e frutas no Centro de Abastecimento Vicente Grilo (Mercadão), começou na infância a trabalhar, aos 7 anos de idade ao lado de sua mãe entrou no ramo da venda de verduras, naquele tempo o estudo para ela não era prioridade, a mão de obra era essencial para a família conseguir manter as condições básicas de vida dentro de casa. E neste mesmo ritmo de uma vida precoce se casou aos 12. Hoje, aos 44 anos possui três filhos e um neto.
Já se foram 37 anos de trabalho, tempo em que para muitas mulheres já significaria a aposentadoria, mas para a nossa querida Dinha ainda não chegou nem perto. Mesmo sem conseguir concluir o curso primário, esta jequieense mostra que com garra e perseverança é possível vencer na vida, constituir uma família com saúde e educação e ser uma referência de Mulher Brasileira.
Dimas Lélis
Editor