Eduardo Moura, gerente da Expresso Rio de Contas, fala conosco.
20/04/2011
JN: Sr. Eduardo, com o surgimento do moto taxi em Jequié provavelmente houve uma redução considerável da clientela que utilizava os ônibus como veículo de transporte. Como vocês encaram esta situação hoje em dia?
Eduardo Moura: Em primeiro lugar se trata de uma concorrência desleal, pois o chamado moto taxi não assume e não tem nenhuma responsabilidade social e civil para com seu passageiro (impostos/taxas/seguros), fato este que causa um grande prejuízo ao usuário bem como a empresa, pois não dá condições de ser ofertada uma frota muito mais nova, melhor atendimento, enfim uma deficiência sensível no serviço.
JN: Muitas pessoas reclamam que em alguns bairros de Jequié não são prestados os serviços da Expresso Rio de Contas. Por exemplo, uma internauta nos encaminhou um e-mail comentando que na Avenida Tote Lomanto não existe este serviço. Gostaríamos que o senhor explicasse às pessoas que necessitam de ônibus nos seus bairros mas não existe o transporte.
Eduardo Moura: O bairro já foi atendido, porém com o baixíssimo índice de usuários foi retirado, após solicitações foi feita nova tentativa inclusive com incentivo da empresa, onde o usuário comprava a ida e ganhava a volta, mas, mais uma vez sem sucesso. Em nova oportunidade, com o lançamento do PROJOVEM tentamos estimular o transporte, porém nem os alunos do PROJOVEM utilizavam o serviço.
JN: Existe algum projeto de expansão da frota? Há outra forma para tentar resolver ao menos uma parte do problema da falta de transporte em alguns bairros da cidade?
Eduardo Moura: Expansão da frota de imediato não, mas temos projeto de melhoria (de imediato) da frota, com veículos mais novos, amplos e espaçosos, e mais aprimorados com duas portas (entrada e saída). A grande solução para o problema pode estar relacionado com a pergunta acima em ralação ao transporte alternativo irregular.
JN: Aqui o senhor poderá falar um pouco mais do serviço de transporte público prestado hoje em dia em Jequié.
Eduardo Moura: A Expresso Rio de Contas a cada ano vem aprimorando seu serviço, inclusive foi uma das primeiras a lançar o sistema eletrônico de bilhetagem, posteriormente colocou o sistema de filmagem trazendo mais segurança aos nossos usuários, investimos em treinamento aos nossos funcionários visando um bom atendimento, primando sempre pela qualidade.