Divulgada a data de posse do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência.
01/02/2010
Membros do recém-criado Conselho Municipal de Direito da Pessoa com Deficiência foram recebidos pelo prefeito de Jequié, Luiz Amaral, nesta semana, quando abordaram assuntos ligados à solenidade de posse dos conselheiros e sobre as primeiras atividades da entidade, que será apresentada à sociedade no dia 24 de fevereiro, em evento programado para as 5 horas da tarde, no Centro de Cultura Antônio Carlos Magalhães.
Durante a audiência, representantes da Associação dos Deficientes Físicos de Jequié e Amigos [ADEFIJ], Escola Maria Rosa [CEMAR], Associação Jequieense de Cegos [AJECE] e outras, destacaram a importância da decisão da Prefeitura de Jequié de criar novos conselhos municipais [no ano passado foi criado o Conselho Municipal de Meio Ambiente], bem como as medidas que colocam Jequié como uma das principais cidades em educação inclusiva no estado da Bahia, conforme destacou o presidente da AJECE, Antônio Carlos Queiroz. “O trabalho de educação especial feito em Jequié é reconhecido, inclusive fora da Bahia”, completou. Os avanços registrados nos últimos tempos também foram enaltecidos pela conselheira Vânia Duarte.
O prefeito Luiz Amaral disse que Jequié tem um longo caminho pela frente para garantir os diretos das pessoas com deficiência. “O Município tem se preocupado com as pessoas com deficiência, mas tem feito pouco diante da grande necessidade”, reconheceu. De acordo com o prefeito, é preciso adotar medidas humanizadoras, tornando a cidade mais acolhedora, com um trânsito organizado, transporte de qualidade, acesso facilitado. Lembra que pessoas idosas vivem trancafiadas em casa, pois temem sair às ruas.
Os novos conselheiros foram orientados pelo prefeito da cidade a começarem a listar as prioridades de cada entidade, a fim de contribuir com a administração municipal quanto medidas que devem ser adotadas, principalmente em relação à política de acessibilidade. Representantes de entidades como Evandro Sérgio, Vânia Duarte, Evandro Cardoso, Antônio Carlos Queiroz, fizeram várias sugestões como à retirada dos obstáculos colocados nos passeios, principalmente no centro da cidade, onde a movimentação de veículos é intensa.
O Conselho Municipal de Direito da Pessoa com Deficiência é um órgão vinculado estruturalmente à Secretaria Municipal de Saúde, constitui-se como colegiado de caráter permanente e composição paritária entre governo municipal e sociedade civil, com funções consultivas no planejamento e formulação da política municipal e fiscalizadora da sua execução, visando garantir que os direitos das pessoas com deficiência sejam assegurados na política global de governo.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ