Diversos casos já foram relatados em Jequié e em outras cidades da Bahia.
15/05/2011
Um possível surto de conjuntivite viral assusta moradores de Jequié. Cidades dos Sul do estado, como Ilhéus e Itabuna já contam com diversos casos. Em Jequié, muito tem se comentado sobre a doença, fazendo algumas vítimas.
Para que se tenha um pouco mais de conhecimento sobre a doença, o Jequié Notícias consultou o oftalmologista Dr. José Raimundo Alves, que gentilmente nos deu algumas explicações acerca do assunto: “A conjuntivite é uma inflamação na conjuntiva, membrana transparente que recobre a parte branca (esclera) do globo ocular e a parte interna das pálpebras. Quando esta se encontra inflamada, há uma dilatação dos vasos sanguíneos para que as células de defesa do organismo venham e destruam os agentes invasores (vírus, bactérias, fungos etc), resultando o olho vermelho. Os sintomas para identificar se uma pessoa se contagiou são os olhos vermelhos, coceira, sensação de areia, lacrimejamento e secreção”, finaliza.
Segundo Dr. Raimundo, o tratamento depende do agente agressor, que pode ser por vírus, bactérias, fungos, tóxica, foto-voltáica etc. As compressas geladas melhoram o desconforto em todos os casos. Para prevenção ele salienta que deve-se evitar locais fechados, sem circulação de ar natural, ter higiene das mãos (lavar com água e sabão), evitar o contato direto com pessoas contaminadas seja por um simples aperto de mão ou até por usar toalha de rosto contaminada com secreção, fronha de travesseiro etc.
Dr. Raimundo ainda ressalta que nem todo olho vermelho é conjuntivite, podendo se tratar, por exemplo, de uma uveíte (inflamação na úvea - parte interna do olho) ou até um glaucoma agudo (aumento brusco da pressão intra-ocular, que provoca muita dor e deixa a visão turva) podendo cegar num curtíssimo espaço de tempo.
Dimas Lélis
Editor