Desafios numa cidade que cresce.
03/09/2011
Numa cidade em que se emplacam mensalmente uma média de 400 veículos, dados segundo os órgãos competentes, Jequié há tempos vem demonstrando saturação no fluxo do trânsito. Por conta do crescimento econômico que alavanca a cidade nos últimos tempos não há infraestrutura ideal para suportar a quantidade grande de veículos circulando pela cidade.
A situação no centro de Jequié é ainda mais agravante do que nos bairros, a dificuldade para encontrar estacionamento é uma das que encabeça o rol das reclamações feitas pelos condutores, além da falta de sinalização, condições ruins das vias públicas, o excesso de semáforos, dentre outras tantas. O advogado Luciano Sepúlveda que a pouco assumiu o cargo de Secretário Municipal de Governo, disse em coletiva de impressa que nos próximos dias abrirá edital de licitação para implantação da zona azul, o que é visto como solução para a escassez das vagas de estacionamento nas áreas comerciais.
Vem sendo também levantado o licenciamento dos ciclomotores, mais conhecidos como 50 cilindradas, que até então é permitido o uso sem porte de habilitação, sendo feito apenas a recomendação do uso do capacete. Isso tem contribuído com o aumento do número de veículos dessa categoria, sem a possibilidade de controle.
Outra questão apontada em relação ao trânsito é o descumprimento das leis por parte dos condutores, sendo a causa maior dos acidentes. O DETRAN, depois de algumas denúncias, vem cumprindo o seu papel, com o apoio de fiscais vindo de Salvador.
Já caiu no gosto popular a frase “O trânsito em Jequié está caótico”, todavia, todos devem fazer a sua parte para que a situação possa ser contornada.
Por: Emily Moy