Departamento de Saúde da UESB – Jequié esclarece sobre a polêmica criada pela possível transferência do curso para Vitória da Conquista.
23/08/2010
O Jequié Notícias esteve presente na coletiva de imprensa na tarde de terça-feira (24), realizada pelo Departamento de Saúde da UESB - Jequié, em referência a situação do funcionamento do curso de Medicina deste mesmo campus. Os esclarecimentos se deram devido ao relatório expedido pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia – CREMEB, onde o mesmo solicitou a transferência do curso instalado em Jequié para a cidade de Vitória da Conquista.
Segundo esclarecimentos concedidos pelo Diretor do Departamento de Saúde do curso, Profº DSc. Marcos Henrique Fernandes e da Coordenadora do Colegiado de Graduação em Medicina, Profª MSc Ivône Gonçalves Nery, a CREMEB não possui competência administrativa para solicitar transferência de curso. Eles informaram que representantes do órgão estiveram em Jequié numa visita de apenas 2 horas de duração, tempo que não é cabível para um relatório de tal natureza. Indagam ainda que outras acusações da CREMEB são descabidas, como, por exemplo, afirmar que houve falta de médico para atendimento ao curso.
Na coletiva, os representantes do Departamento de Saúde relataram que parte da imprensa jequieense divulgou notas não fidedignas à verdadeira situação do curso, e elencou diversos pontos positivos do mesmo:
> O curso possui 2 turmas em pleno funcionamento (local: anel viário, próximo ao módulo de odontologia da Uesb);
> Já existe convênio com o Hospital Santa Helena, como também com o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) entre outros convênios.
> Há um total de 30 professores, sendo 16 novos contratados;
> A estrutura física junto aos equipamentos totaliza um valor de 5 milhões de reais investidos.
Finalizando, o Profº Marcos Henrique e a Profª Ivône salientaram que em todos os cursos existem dificuldades, e que se o critério para fechar algum curso de medicina fosse o utilizado pelo CREMEB, eles acreditam que todos os cursos de medicina da Bahia deveriam ser fechados. Indicaram ainda que a intenção do Conselho foi de desmoralizar a UESB - Campus de Jequié, e concluem "O curso não fechou e nem vai fechar".
Dimas Lélis
Editor