Começa segunda etapa de vacinação contra a doença.
23/03/2010
A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe A começou nesta segunda-feira (22). Até 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos, com exceção dos idosos a partir dos 60 anos, receberão as doses da vacina. Na Bahia, o público estimado para esta etapa é de mais de 1,5 milhão de pessoas.
Todas as grávidas devem se vacinar, independentemente do período da gestação. As crianças receberão uma dose dividida em duas vezes, sendo a segunda meia-dose administrada 30 dias após a primeira. Na vacinação das crianças, os responsáveis devem levar aos locais de imunização apenas os bebês que já completaram seis meses de idade e os menores de dois anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem o cartão de vacinação da criança.
As pessoas com menos de 60 anos que têm problemas crônicos de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para Aids e câncer ou os chamados grandes obesos também devem ir aos postos de vacinação. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, caso possuam.
Os idosos que têm doenças crônicas serão vacinados contra a gripe A de 24 de abril a 7 de maio, juntamente com a campanha de vacinação do idoso contra a gripe sazonal (comum). Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, os idosos só precisão ir ao local de vacinação uma única vez.
Este ano, na Bahia, não foram notificados casos da doença. No Hospital Octávio Mangabeira, referência para o tratamento da gripe A, apenas duas suspeitas foram registradas: numa criança e num adulto. Eles já tiveram alta hospitalar e os exames para verificar se a doença foi confirmada ainda estão em curso.
Fonte: Agecom – Estado da Bahia