Cantora Lane Quinto, grande talento jequieense, fala conosco sobre a sua musicalidade.
22/10/2010
JN: Conte para nós um pouco da sua vida, citando também como foi o começo da música na sua história.
Lane: A música sempre esteve presente em minha vida, me recordo da forte influência que ela já exercia sobre mim desde a infância, através das cantigas de roda, das brincadeiras, das canções que escutava no rádio, das melodias cantadas por minha mãe, entre outras lembranças...
O marco maior foi quando aos 10 anos resolvi que seria cantora. Adorava ouvir a Simone cantando “Yolanda” do Chico Buarque, as canções das décadas de 70, 80. Também ouvia muito Bossa Nova, e daí embarquei numa viagem musical que me trouxe até aqui. É difícil precisar um momento exato onde tudo começou. As primeiras aparições em público ocorreram durante a minha adolescência, mas o investimento maior na carreira vem ocorrendo nos últimos anos.
JN: Hoje em dia é muito difícil conceituar uma música em relação ao estilo, principalmente se ela for dita “Música Popular Brasileira”, já que neste caso abrange diversos ritmos musicais. Você consegue definir o seu estilo musical? Existe algum que tenha preferência?
Lane: Realmente convencionou-se utilizar o termo “MPB” para músicas com determinadas características inteligíveis que as qualificam como “de qualidade”, a questão é que o conceito de “qualidade musical” é variável de pessoa para pessoa. Mas, pela etimologia, toda música brasileira é MPB.
Definir um estilo musical não é a minha intenção. A música para mim é algo muito orgânico: pesquiso bastante, escuto diversos gêneros, experimento as canções escolhidas e sinto o resultado. Quando me agrada, está pronta! Confesso que o gênero samba sempre esteve presente em minha vida e atualmente tem tomado uma grande proporção, o que tem me deixado bastante feliz.
JN: Você sempre apresenta um repertório bem interessante. As músicas são de autoria própria?
Lane: Não. As composições que escolho para o repertório são resultado de pesquisa, e vão de acordo com a proposta do show, geralmente faço releituras de compositores renomados e mesclo com compositores novos, sempre apresentando canções novas, para dar uma pitada de ineditismo ao trabalho.
JN: Fale um pouco do seu trabalho, dos discos que você já gravou e também do seu projeto atual.
Lane: O CD LANE QUINTO acústico foi desenvolvido com o intuito de divulgar o trabalho que tenho feito. Trata-se de um álbum com canções inéditas de compositores de Jequié e Vitória da Conquista, e que também conta com releituras de compositores nacionalmente consagrados. Os arranjos ficaram por conta do grande violonista Moisés Aquino, que assinou a direção musical junto comigo, e teve ainda a participação do percussionista e baterista Bené Sena em duas canções.
Em circulação estou com o Projeto Musical LANE QUINTO “Na Roda do Samba”., onde apresento um show de samba com comentários sobre esse gênero musical que melhor representa a nossa cultura e brasilidade, bem como curiosidades a respeito da vida e obra de compositores e cantores brasileiros que fizeram história em nosso país.
O novo projeto é gravar um CD com canções inéditas. Estamos em fase de pesquisa, reunião de dados, experimentação, até ficar pronto demora um pouco.
CONTATO
Acesse o site e ouça o CD LANE QUINTO acústico: www.myspace.com/lanequinto
Produção: Lane Quinto
Fone: (73) 9198-6239 / 8866-1949
E-mail: [email protected]
Assessoria de Imprensa e Comunicação: Paula Padrão
Fone: (73) 8801-9079 / 8801-3532
E-mail: [email protected]