Cadastramento acontece na cidade Jequieense até esta sexta-feira (18).
15/03/2011
Em Jequié, centenas de pessoas já se cadastraram para trocar sua geladeira usada por uma nova. O cadastramento começou na segunda-feira e vai até sexta-feira no Palácio das Artes, localizado na Avenida Rio Branco. Podem participar os consumidores cadastrados na Coelba com o benefício da Tarifa Social de Energia, e inscrita no Cadastro Único da Prefeitura. Devem apresentar três consumos maiores ou iguais a 70 quilowatts hora. A Prefeitura de Jequié vem atuando como parceira do projeto a partir de um pedido feito pelo prefeito Luiz Amaral diretamente ao presidente da Coelba, Moises Afonso Sales Filho, em dezembro do ano passado.
A coordenadora de Relacionamento da Coelba/unidade de Jequié, Sheyla Cristina da Silva, informa que o número de cadastros, nesses primeiros dias, vem ocorrendo dentro do esperado e que a troca das geladeiras ocorrerá no fim deste mês, no Ginásio de Esportes. Todo o trabalho vem sendo acompanhado pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Município, através da coordenadora local do Programa Bolsa Família, Raílda Pires.
O objetivo do projeto é promover o consumo eficiente de energia, adequando a conta à capacidade de pagamento do cliente, já que uma geladeira em mau estado de conservação pode ser responsável por até 70% do valor da conta de energia de um consumidor de baixo poder aquisitivo.
Para participar do projeto Nova Geladeira o consumidor precisa:
> Ter Tarifa Social de Energia Elétrica;
> Consumo médio dos três maiores consumos do último ano igual ou acima de 70 kWh/mês;
> Não ter débitos com a Coelba (pode quitar os débitos para participar);
> Ter fornecimento regular de energia;
> Possuir geladeira velha e funcionando para entregar à Coelba no momento do recebimento da nova;
> Ser morador de comunidade popular.
Quem tem Tarifa Social de Energia?
Toda unidade Residencial com família que:
> Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal por pessoal menor ou igual a meio salário mínimo nacional, podendo possuir ou não o Benefício do Bolsa Família; ou
> Seja inscrita no Cadastro Único da Prefeitura, ou seja, ter NIS – Número de Identificação Social, com renda familiar mensal de até três salários mínimos, que tenha alguém com doença ou patologia que precise do uso continuado de aparelhos ou equipamentos elétricos; ou
> Tenha Idoso ou Deficiente que receba o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC, com seu respectivo NIT- Número de Identificação do Trabalhador ou NB – Número do Benefício.
Os consumidores que tenham BOLSA FAMÍLIA ou estejam inscritos no CADÚNICO (NIS) que não tenham tarifa social devem primeiro se cadastrar na Coelba para ter acesso à tarifa social de energia para depois receber a geladeira.
Fonte: Assessoria de Imprensa da PMJ