BN: Deputado cobra Unacom em Jequié e Sesab garante atendimentos oncológicos de alta complexidade no HGPV
06/07/2023
O Deputado Federal Leur Lomanto Jr. (UB) disse que, ao cobrar do Ministério da Saúde, a publicação do o serviço de habilitação para tratamento de pacientes com câncer no Hospital Santa Helena, em Jequié, obteve como resposta que a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) teria solicitado o cancelamento da proposta. As informações são do Blog do Marcos Frahm.
O Bahia Notícias buscou esclarecimentos junto à Sesab, que respondeu que “há quatro anos o serviço de oncologia do Hospital Santana Helena busca se adequar para atender os requisitos necessários para a habilitação do Ministério da Saúde, sem que obtivesse sucesso”.
O deputado afirmou que houveram avanços nos trâmites para a instalação da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) em Jequié, e que faltava apenas a publicação no Diário Oficial da União garantindo a habilitação do Hospital Santa Helena.
A Sesab disse que o serviço de oncologia será implantado no Hospital Geral Prado Valadares, também em Jequié, em até 45 dias, e que este hospital é “é considerado uma unidade de referência regional e possui habilitação do Ministério da Saúde para urgências e serviços de alta complexidade”.
A unidade conta com 345 leitos, sendo 39 UTIs adulto e infantil. Possui, ainda, serviço de imagens e laudos geridos pela PPP de Imagem, com equipamentos de última geração, como tomógrafo e ressonância magnética.
A Sesab disse também ao Bahia Notícias que, “como a prioridade do Sistema Único de Saúde é a implantação de serviços assistenciais na gestão pública e compreendendo as dificuldades que as organizações privadas e/ou filantrópicas têm em garantir as metas quantitativas e qualitativas a partir dos padrões estabelecidos, a Sesab decidiu ofertar serviços de quimioterapia, cirurgia oncológica, consultas especializadas, bem como cuidados paliativos no HGPV”.
Bahia Notícias