Bancários de Jequié e região protestam contra abertura do capital da caixa. Por Gidasio Silva.
02/03/2015
Foi realizada na manha desta sexta-feira, 27 de fevereiro uma grande manifestação nas agências da Caixa Econômica Federal em Jequié, Ipiaú, Jaguaquara e Maracás, organizado pelo Sindicato dos Bancários e com total apoio dos funcionários. Na oportunidade todos os trabalhadores vestiam preto (foto) manifestando total repudio à proposta do Ministro da fazenda, Joaquim Levy de abrir o capital social da Caixa, o que a transformaria em uma sociedade de economia mista, a exemplo do BB – Banco do Brasil.
Na opinião do presidente do sindicato, Marcel Cardim a caixa atua como um regulador do mercado, impedindo que os demais bancos aumentem ainda mais as taxas de juros e tarifas, fomentando de forma significativa o desenvolvimento. Além disso, a Caixa exerce um papel importantíssimo no que diz respeito aos programas sociais, a exemplo: Fies, Bolsa Família, FGTS, Seguro Desemprego, PIS, dentre outros.
As alegações ou justificativas não se sustentam quando analisamos os números do balanço da Caixa, pois se trata de uma empresa rentável, líder de mercado no segmento de financiamento imobiliário e poupança, e, que obteve lucro superior e 7 bilhões em 2013, com crescimento superior e 5 %, “não podemos permitir que este plano siga em frente. Nossa entidade estará vigilante e na luta contra a abertura do capital da empresa, o que pode ser um primeiro passo para a privatização. #acaixaedopovo. Salientou.
Gidasio Silva - GIlcult