Após 20 tentativas frustradas, blogueira virá à Bahia.
15/02/2013
Com os cabelos até a cintura, envolvida num xale necessário para a manhã cinza e de muito vento em Havana, Yoani Sánchez chegou ao consulado do Brasil. O visto brasileiro, pedido naquela sexta-feira e obtido na última segunda, era o único que a separava do país que escolheu como primeira parada internacional e para onde partirá em 17 de fevereiro.
Após 20 tentativas frustradas, a blogueira que ficou famosa há quase seis anos ao lançar o blog "Generación Y" finalmente conseguirá viajar, graças à reforma migratória em vigor desde 14 de janeiro.
Entre papéis, pagamentos de taxas e uma curiosa ida a uma sala com internet de um hotel estatal --o nome de Sánchez é reconhecido pela atendente, que excitada, busca por ela no Google. "É ela mesma!"--, a Folha ouviu da blogueira suas expectativas sobre a turnê internacional.
No Brasil, seu primeiro compromisso será participar, na Bahia (em Feira de Santana), do lançamento do documentário "Conexão Cuba > Honduras", de Dado Galvão, onde ela aparece. Uma campanha feita por Galvão angariou fundos para a passagem da cubana.
Em São Paulo, lançará "De Cuba, com Carinho" (Contexto, 2009) e ainda discute o restante da agenda. Depois, a ideia é passar pelo Peru, ir a Praga e voltar ao México para a reunião da SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) em 8 de março. A última parada deve ser Miami, onde mora sua irmã.
...
Folha: Por que você escolheu o Brasil como primeiro destino?
Yoani Sánchez: Porque lá estão pessoas que lutaram pelo meu direito de viajar, amigos que pressionaram a Chancelaria, recorreram a senadores. Vou à Bahia porque, se alguém fez o impossível para eu sair do país, foi Dado Galvão. Desde que filmou uma entrevista comigo em Havana, ele tem sido incansável. Mesmo quando me faltava esperança, ele a mantinha.
Nada melhor que encontrar esses cidadãos, pequenininhos como eu, que num trabalho de formiguinha conseguiram seu fim. Não é visita oficial. É uma visita cidadã, de "tu a tu", de povo a povo, como eu gosto.
...
EXIBIÇÃO DE FILME
Conexão Cuba Honduras (do documentarista jequieense Dado Galvão)
Data: 18/02/2013 – Às 19:00 horas
Local: MUSEU PARQUE DO SABER, em Feira de Santana
ENTRADA FRANCA
Presenças confirmadas: Yoani Sánchez e o senador Eduardo Suplicy.
Detalhes da programação em www.dadogalvao.org.
Fonte: Folha de São Paulo / Dado Galvão