Antonio Queiroz, presidente da AJECE, fala das dificuldades dos deficientes visuais em Jequié.
02/07/2007
Antonio Andrade de Queiroz, casado com Luzinete Maria (ambos cegos), pais de Lucas, de 11 anos. É fundador da AJECE (Associação Jequieense de Cegos) e presidente da mesma.
JN: Qual a função da AJECE em nossa cidade?
Antonio: A função da associação é dar educação especial aos deficientes visuais, e para isto temos um quadro de professores capacitados para ministrar aulas, como: OM (orientação e mobilidade), AVD (atividade da vida diária), SOROBAN (método matemático), escrita cursiva, oficina pedagógica, musicoterapia, educação física adaptada, professor itinerante que dar apoio a rede regular de ensino, impressão brailer e já possuímos informática adaptada além de natação.
JN: De que forma os deficientes podem participar da AJECE?
Antonio: Somos uma entidade sem fins lucrativos e todos podem participar da mesma, fazendo a matrícula no início do ano letivo. Já estamos com 93 alunos.
JN: Existe algum apoio para a realização dos trabalhos? E de que forma as pessoas podem contribuir?
Antonio: A AJECE é apoiada pela Prefeitura Municipal de Jequié, pelo Estado, e aproveitando a oportunidade peço a colaboração dos empresários e comerciantes, no sentido de nos ajudar na campanha de saco de cimento, pois estamos reformando o prédio e estas doações são de grande valia para nós.
JN: Observamos diversos obstáculos para o trânsito dos portadores de deficiência visual nas ruas de Jequié. Que mensagem o senhor transmite para que a conscientização chegue a todos?
Antonio: Estamos com um projeto na Prefeitura de Jequié para que haja uma modificação no trânsito da cidade, e os deficientes visuais possam andar com mais segurança e tranqüilidade, pois do jeito que está é impossível se locomover. Em cima dos passeios encontramos mesas, cadeiras, bancas de lojas, motos, carros, telefones e cestas de lixo em lugares errados. Tudo isto dificulta e muito o acesso dos deficientes visuais pelas ruas.
AJECE
Av. São Bernardo, 35 – Centro | Jequié/BA
Fone: (73) 3525-7532
Site: www.ajece.hpg.com.br
E-mail: [email protected]