AAGRUTI: enfrentando muitos obstáculos e realizando grandes projetos.
04/06/2009
Para quem não tem conhecimento, a AAGRUTI é simplesmente a ASSOCIAÇÃO DE AMIGOS, GRUPOS DE CONVIVÊNCIA E UNIVERSIDADE ABERTA COM A TERCEIRA IDADE. Criada em 2001 por iniciativa de líderes de sete grupos de convivência de terceira idade, professores da UESB, advogados e pessoas da comunidade jequieense que vislumbravam uma melhoria na qualidade de vida da população idosa da nossa cidade.
Dentre os objetivos da associação pretendeu-se priorizar o conhecimento das leis de proteção ao idoso e o exercício da sua cidadania. Objetivou-se também, a valorização pessoal, o encontro intergeracional, enfim, uma melhoria da qualidade da vida da pessoa idosa (autonomia e independência).
De 2001 até o presente momento, a AAGRUTI tem crescido e agregado pessoas que defendem a mesma causa. Em 2005, juntamente com quatro professores da UESB, estruturou-se um projeto para operacionalizar uma verba federal de R$100.000,00 (cem mil reais). Tal emenda parlamentar exigia que fosse atendida a geração de renda e exercício da cidadania da pessoa idosa. Pois bem, com muita luta e desempenho, a diretoria da AAGRUTI operacionalizou o projeto (criado em valores de 2005 e atendido em 2007/08 – quem conhece sabe como é difícil tal empreendimento e esforço–). Foram oferecidos aos integrantes dos grupos: 18 cursos profissionalizantes, encontros e oficinas diversificadas do “Idoso Ativo”. Para as coordenadoras aconteceram oficinas e cursos de aperfeiçoamento para a atuação e conhecimento nos grupos de convivência, ministrados por professoras: Doutoura e Mestra da UESB (Universidade Estadual da Bahia), alguns voluntários e uma doutouranda do ISC/UFBA (Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia), sendo que esta defende a tese de [...] Como a AAGRUTI faz acontecer a melhoria de vida e o exercício da cidadania da pessoa idosa, em Jequié(BA) [...]. Vale ressaltar que as contas do referido projeto foram aprovadas, tanto no Conselho Municipal de Assistência Social, bem como no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em Jequié, foram entregues ao Ministério Público, Dr. Maurício Cavalcanti, cópias da referida prestação de conta e serviços.
Assim sendo, pode-se afirmar que a AAGRUTI é uma associação séria, honrando o reconhecimento de utilidade pública Municipal e Estadual. Mesmo assim, ainda, não possui uma sede própria ou Centro de Convivência para a Terceira Idade, tendo sido este aprovado em sessão na Câmara de Vereadores da nossa cidade (–É Lei–).
Diante de tantas explicações neste Espaço Aberto, há de se reconhecer o valor do serviço voluntário prestado à sociedade jequieense e, finalizando, deixa-se um apelo aos poderes constituídos para que dediquem um pouco de atenção à AAGRUTI, a fim de possibilitar a realização do “antigo sonho” que é a construção de um Centro de Convivência ou, talvez, a Construção da sede própria da AAGRUTI.
A população idosa jequieense continua esperando, bem como, o corpo social da nossa associação. Conhecemos as dificuldades do mundo atual, mas “alimentamos” muita esperança no porvir das realizações!
Neide Cabral Tavares
(Pedagoga – Especialista em Gerontologia pela UESB)
Assessora Técnica – AAGRUTI
Endereço: Rua 2 de Julho, n.º 70, sala 2.