A semana de Arte Moderna, a UESB e a Cultura em Jequié. Por Ivonildo Calheira.
25/11/2009
É de extrema importância para a Academia de Letras de Jequié (ALJ) e para a comunidade de uma forma geral, a Semana de Arte Moderna (de 26 a 28 de novembro), promovida pelos alunos do Curso de Letras da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB), trazendo para o agora a importância das mudanças de conceitos sobre arte do ano de 1922. Este evento, que deletou formas arcaicas de se interpretar e valorizar a arte até então, difundindo a nova ordem artística, deixando eclodir, após a ebulição, nomes eternos como Mário de Andrade, Oswaldo de Andrade, Victor Brecheret, Anita Malfatti e Villa Lobos, dentre outros.
Nesta semana eventos variados serão mostrados, tais como importantes filmes – Vidas Secas, Macunaíma, Grande Sertão Veredas – e participação de entidades ligadas à cultura na Cidade Sol, como Academia de Letras de Jequié, que promoverá o lançamento de livros e declamação poética, Secretaria de Cultura Municipal, pintores como Tikko Torres e Silvana Rebouças, exposição de carros e os sonhos neles embutidos e música, muita música de ótima qualidade.
É importante o destaque das pessoas que trabalharam para que esta semana cultural aconteça. Dentre os tantos nomes, afloram Maria Afonsina Mattos, Oscimar Pereira, Jeane Malta, Carla Sacks, Marly de Souza Santos, Aline Miranda, Éden Sanches, Jorge Barros e Santiago Santos.
Ações como esta fazem com que a força da juventude seja canalizada para o aprimoramento cultural não só da classe estudantil, mas também de todos aqueles que se interessem pela arte.
Ivonildo Calheira
Médico oftalmologista, escritor e membro da Academia de Letras de Jequié.