2010, São João passou... É preciso repensar 2011. Por Wilson Novaes.
27/06/2010
O São João 2010 de Jequié foi oficialmente encerrado nas primeiras horas deste domingo (27). Na noite anterior o cantor Gilberto Gil apresentou-se na Praça da Bandeira e recebeu homenagens pelo transcurso do seu aniversário. A coordenação da festa focou a grade de atrações em nomes consagrados do cancioneiro popular, em especial o nordestino. O próprio Gil, Dominguinhos, Targino Gondim, Adelmário Coelho e a Orquestra Sanfônica de Aracaju, que fez uma belíssima apresentação na n0ite de abertura.
As queixas iniciais ficaram por conta do tema Xangô Menino, que dividiu opiniões entre os que o direcionaram para o lado da crendice religiosa e outros tantos que preferiram focar no mote cultural da proposta. Como saldo positivo, a manutenção do clima de paz de anos anteriores, sem que fossem verificados incidentes graves diretamente associados a festa; foi reclamado também, a falta de divulgação prévia da festa e a não inclusão de pelo menos uma atração entre as consideradas de maior apelo na mídia, resultando numa evasão considerável de turistas.
De mais um ano do São João de Jequié [sem dúvida a única festa popular em evidência na cidade] poderá ser tirada a lição que se faz necessário ampliar e antecipar as discussões em relação ao evento do próximo ano. Falam na criação de uma comissão com essa finalidade. Seria uma boa alternativa. Não dá mais prá continuar fazendo com que decisões sejam tomadas na véspera de ser iniciada, principalmente aquelas que incidem diretamente sobre o sucesso do evento.
www.wilsonnovaes.com.br